Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31520
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Felipe Barbosa dos-
dc.date.accessioned2024-05-15T13:19:48Z-
dc.date.available2024-05-15T13:19:48Z-
dc.date.issued2023-11-23-
dc.identifier.otherCDD 372.6561-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31520-
dc.descriptionSANTOS, F. B. Diálogos entre um livro didático e a BNCC: análise de atividades de oralidade no ensino de inglês. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo aborda as atividades voltadas para o ensino de oralidade de um livro didático (LD) de Língua Inglesa. As observações do uso do LD durante as vivências da disciplina de Estágio Supervisionado serviram de inspiração para este trabalho. Dessa forma, este trabalho objetiva investigar o possível alinhamento das atividades de oralidade do livro didático English Vibes for Brazilian Learners, com a proposta de ensino de Língua Inglesa prevista pela BNCC para o ensino médio. Assim, os objetivos específicos deste estudo são: (i) Identificar as concepções de ensino de oralidade subjacentes às atividades do LD, à luz da BNCC; e (ii) Discutir a possível relação do LD e da BNCC em função da prática docente. No referencial teórico, é explorado o conceito de oralidade (Marcuschi, 2010) e suas diferentes abordagens de ensino (Harmer, 2015; Schneuwly e Dolz, 2004), assim como a maneira a qual seu ensino foi previsto pelos documentos parametrizadores da educação (Brasil, 1996, 1998, 2000, 2002) até a consolidação da BNCC (Brasil, 2017). Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, documental (Moreira; Caleffe, 2006), bibliográfica (Prodanov; Freitas, 2013), e descritiva (Gonsalves, 2003). Os dados foram coletados através de trechos extraídos de atividades do LD. A análise se divide em três seções, na primeira, são abordadas as atividades de oralidade do LD que focam em conhecimentos linguísticos, na segunda as atividades de oralidade que trabalham conhecimentos linguísticos-sociais, e, na terceira seção, é discutido a relação entre o LD, a BNCC e a prática pedagógica reflexiva. Os resultados apontam que as atividades voltadas para oralidade no LD estão alinhadas com o que a BNCC prevê, por vezes, para o ensino fundamental, e por outras para o ensino médio, mas que esse alinhamento por si só não garante que o ensino de oralidade aconteça adequadamente. Por fim, este trabalho destaca a importância da prática reflexiva junto ao uso do LD e o conhecimento da BNCC para promover o ensino de oralidade de Língua Inglesa.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Ana Beatriz Miranda Jorgept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de oralidadept_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleDiálogos entre um livro didático e a BNCC: análise de atividades de oralidade no ensino de inglêspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Felipe Barbosa dos Santos.pdfPDF - Felipe Barbosa dos Santos1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de deposito.pdfTermo de depósito301.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.