Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31520
Título: | Diálogos entre um livro didático e a BNCC: análise de atividades de oralidade no ensino de inglês |
Autor(es): | Santos, Felipe Barbosa dos |
Palavras-chave: | Livro didático Ensino de oralidade Prática docente |
Data do documento: | 23-Nov-2023 |
Resumo: | Este estudo aborda as atividades voltadas para o ensino de oralidade de um livro didático (LD) de Língua Inglesa. As observações do uso do LD durante as vivências da disciplina de Estágio Supervisionado serviram de inspiração para este trabalho. Dessa forma, este trabalho objetiva investigar o possível alinhamento das atividades de oralidade do livro didático English Vibes for Brazilian Learners, com a proposta de ensino de Língua Inglesa prevista pela BNCC para o ensino médio. Assim, os objetivos específicos deste estudo são: (i) Identificar as concepções de ensino de oralidade subjacentes às atividades do LD, à luz da BNCC; e (ii) Discutir a possível relação do LD e da BNCC em função da prática docente. No referencial teórico, é explorado o conceito de oralidade (Marcuschi, 2010) e suas diferentes abordagens de ensino (Harmer, 2015; Schneuwly e Dolz, 2004), assim como a maneira a qual seu ensino foi previsto pelos documentos parametrizadores da educação (Brasil, 1996, 1998, 2000, 2002) até a consolidação da BNCC (Brasil, 2017). Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, documental (Moreira; Caleffe, 2006), bibliográfica (Prodanov; Freitas, 2013), e descritiva (Gonsalves, 2003). Os dados foram coletados através de trechos extraídos de atividades do LD. A análise se divide em três seções, na primeira, são abordadas as atividades de oralidade do LD que focam em conhecimentos linguísticos, na segunda as atividades de oralidade que trabalham conhecimentos linguísticos-sociais, e, na terceira seção, é discutido a relação entre o LD, a BNCC e a prática pedagógica reflexiva. Os resultados apontam que as atividades voltadas para oralidade no LD estão alinhadas com o que a BNCC prevê, por vezes, para o ensino fundamental, e por outras para o ensino médio, mas que esse alinhamento por si só não garante que o ensino de oralidade aconteça adequadamente. Por fim, este trabalho destaca a importância da prática reflexiva junto ao uso do LD e o conhecimento da BNCC para promover o ensino de oralidade de Língua Inglesa. |
Descrição: | SANTOS, F. B. Diálogos entre um livro didático e a BNCC: análise de atividades de oralidade no ensino de inglês. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31520 |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Felipe Barbosa dos Santos.pdf | PDF - Felipe Barbosa dos Santos | 1.23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de deposito.pdf | Termo de depósito | 301.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.