Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31523
Título: O ensino de língua inglesa mediado pelas tecnologias digitais educacionais: gamificação, proposta didática e interatividade
Autor(es): Gusmão, Mayara Monick Pereira
Palavras-chave: Ensino de língua inglesa
Gamificação
Tecnologias Digitais Educacionais
Didática
Data do documento: 24-Nov-2023
Resumo: Diante do contexto globalizado no qual se insere a sociedade, a tecnologia tem sido, paulatinamente, uma aliada no processo de ensino-aprendizagem. As possibilidades advindas da utilização de recursos tecnológicos e metodologias ativas corroboram com o engajamento dos alunos. Sob esse viés, a gamificação surge como ferramenta que propõe o protagonismo do aluno no processo de aprendizagem, trazendo elementos dos jogos para a sala de aula. Antemão, esta pesquisa busca contribuir no processo de ensino-aprendizagem através do uso de gamificação e tecnologias digitais nas aulas de Inglês. Dessa forma, objetiva-se, neste trabalho, investigar como o uso da gamificação e das tecnologias digitais se manifestam no planejamento das aulas de Língua inglesa. Para contribuir com as discussões, temos como aporte teórico os estudos de Cortelazzo (1996), Fitzgerald (1997), Prensky (2001), McGonigal (2011), Kapp (2012), Fadel, Ulbricht, Batista e Vanzin (2014) e Busarello (2016), que abordam a gamificação e sua aplicação na Educação. Além disso, Kenski (2003), Lopes (2011) e Voltolini (2019) destacam, em suas pesquisas, o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Outrossim, os dados desta pesquisa de cunho documental, qualitativo e exploratório (Gil, 2002; Lakatos e Marconi, 2003; Teixeira, 2005; Saccol, 2009 e Creswell, 2010), foram gerados a partir das discussões apresentadas pelos teóricos, bem como a análise de uma proposta didática para o ensino de Inglês. Conclui-se que a proposta apresentada contribui na inovação da prática pedagógica, bem como faz o uso de tecnologia e gamificação como motivação para os alunos.
Descrição: GUSMÃO, M. M. P. O ensino de Língua inglesa mediado pelas tecnologias digitais educacionais: gamificação, proposta didática e interatividade. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31523
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Mayara Monick Pereira Gusmão.pdfPDF - Mayara Monick Pereira Gusmão5.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de depósito221.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.