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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31634
Título: | Ensino de solos na geografia escolar: propostas de metodologias ativas de ensino em uma escola pública de Ingá-PB |
Autor(es): | Ferreira, Maria Milena Mouzinho |
Palavras-chave: | Aulas práticas Conservação de solo Ensino fundamental Processo de ensino-aprendizagem |
Data do documento: | 30-Jun-2023 |
Resumo: | O solo é um elemento do ecossistema terrestre essencial por desempenhar um papel fundamental na relação com os demais componentes da natureza. Ele funciona como um filtro e reservatório de água proveniente das chuvas e também, reserva natural de vários elementos químicos e serve de suporte para o desenvolvimento de todas as formas de vida. O objetivo do presente estudo foi promover o uso de metodologias ativas de ensino para abordar a temática solos nas aulas de Geografia do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Barbosa Monteiro, Ingá-PB. A presente pesquisa partiu do pressuposto de caráter qualitativa, do tipo estudo de caso. A unidade escolhida foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental José Barbosa Monteiro, especificamente em duas turmas do 6° ano do Ensino Fundamental. Participaram do estudo um total de 43 alunos. As aulas práticas sobre manejo e conservação do solo ocorreram durante 1 mês, foram realizados 4 encontros com os alunos 1 vez por semana com 2 aulas que totalizaram 90 minutos. Em primeiro momento, foram usados com os alunos: Slides de apresentação sobre a morfologia do solo, preservação do solo, fatores e processos de formação do solo. Em segundo momento: foi confecionado junto aos alunos um simulador de erosão com matérias recicláveis, onde puderam analisar como ocorre a erosão pluvial, sendo utilizadas 3 amostras de solos em situações de cobertura vegetal diferentes. Em um terceiro momento, foi realizada a aula de campo sobre manejo e conservação do solo em um plantio de algodão orgânico localizado no Município de Ingá-PB. No quarto e último momento foi realizado uma oficina com Geotintas, o que consistiu em um experimento do qual os alunos coletaram os solos de pigmentação diferentes e misturamos com cola para serem utilizados como tinta sob a tela. Dessa maneira, foi possível constatar no decorrer das práticas com os alunos o quão é relevante a identificação do solo como recurso natural e a cobertura vegetal tem um preponderante papel na sua conservação e o quanto o desmatamento e as atividades humanas interferem no seu processo natural. A aula de campo é de fundamental dentro das aulas da geografia, proporcionou aos estudantes um olhar diferenciado sobre o conteúdo trabalhado, o que facilitou unir a teoria com a prática. A vivência na prática torna os conteúdos, com um melhor nível de compreensão e assimilação. Por fim, conclui-se que as aulas práticas bem trabalhada cientificamente é uma metodologia de grande relevância para o processo de ensino-aprendizagem com mais qualidade, permitindo que o aluno questione a teoria, ou seja, o que é visto em sala de aula e em livros didáticos, com uma visão mais crítica e reflexiva e muitas vezes tirando suas próprias conclusões do objeto em estudo. |
Descrição: | FERREIRA, M. M. M. Ensino de solos na geografia escolar: propostas de metodologias ativas de ensino em uma escola pública de Ingá-PB. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31634 |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
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