Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31657
Título: | Processos de alfabetização e letramento em uma escola da rede municipal de ensino de Campina Grande-PB: um relato de experiência na residência pedagógica |
Autor(es): | Calixto, Patricia Elias |
Palavras-chave: | Alfabetização Educação Letramento Residência pedagógica |
Data do documento: | 30-Nov-2023 |
Resumo: | Este estudo aborda os processos de alfabetização e letramento na Rede Municipal de Ensino de Campina Grande, Paraíba, com foco especial na vivência durante a vigência do Programa de Residência Pedagógica. O objetivo geral deste relato é descrever e analisar a experiência vivenciada relacionada aos processos de alfabetização e letramento em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental no Programa de Residência Pedagógica (PRP) - Licenciatura em Pedagogia UEPB/Campus I. Objetivou-se também conceituar a alfabetização e o letramento para melhor compreender esses processos e relatar as ações de intervenção desenvolvidas para alfabetizar e letrar no 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de ensino de Campina Grande/PB. Buscando compreender os objetivos propostos, metodologicamente, trata-se de um relato de experiência, que pode ser definido como uma narração minuciosa de fatos vivenciados e experienciados pelo relatante no campo em que atuou e realizou as devidas observações, reflexões e intervenções. O ambiente escolar revelou-se desafiador para educadores e aprendizes. Nesse sentido, a Residência Pedagógica emerge como um ponto de inflexão crucial, proporcionando uma imersão profunda nas práticas cotidianas das salas de aula. A coleta de dados foi realizada através das observações e registros das práticas que vivenciamos e desenvolvemos e os fundamentos teóricos do trabalho estão pautados nas pesquisas desenvolvidas por Soares (2016); Ramos (2010); Ferreiro (1999); Vóvio et al. (2010); Leal et al. (2010); Libâneo (1994), Kleiman (1995); Paulo Freire (1989) e etc. É importante ressaltar que a alfabetização e o letramento são dois fatores necessários para o processo de ensino/aprendizagem dos alunos, e que as atividades desenvolvidas foram pensadas dentro dessa concepção visando o pleno desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos nos anos Iniciais do Ensino Fundamental ao qual estávamos em regência. |
Descrição: | CALIXTO, P. E. Processos de alfabetização e letramento em uma escola da rede municipal de ensino de Campina Grande-PB: um relato de experiência na residência pedagógica. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31657 |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de autorização de entrega e disponibilização do TCC - Patricia Elias Calixto (3).pdf | Termo de depósito | 135.07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC - Patricia Elias Calixto. pdf (9).pdf | PDF - Patricia Elias Calixto | 13.33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.