Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31657
Título: Processos de alfabetização e letramento em uma escola da rede municipal de ensino de Campina Grande-PB: um relato de experiência na residência pedagógica
Autor(es): Calixto, Patricia Elias
Palavras-chave: Alfabetização
Educação
Letramento
Residência pedagógica
Data do documento: 30-Nov-2023
Resumo: Este estudo aborda os processos de alfabetização e letramento na Rede Municipal de Ensino de Campina Grande, Paraíba, com foco especial na vivência durante a vigência do Programa de Residência Pedagógica. O objetivo geral deste relato é descrever e analisar a experiência vivenciada relacionada aos processos de alfabetização e letramento em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental no Programa de Residência Pedagógica (PRP) - Licenciatura em Pedagogia UEPB/Campus I. Objetivou-se também conceituar a alfabetização e o letramento para melhor compreender esses processos e relatar as ações de intervenção desenvolvidas para alfabetizar e letrar no 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de ensino de Campina Grande/PB. Buscando compreender os objetivos propostos, metodologicamente, trata-se de um relato de experiência, que pode ser definido como uma narração minuciosa de fatos vivenciados e experienciados pelo relatante no campo em que atuou e realizou as devidas observações, reflexões e intervenções. O ambiente escolar revelou-se desafiador para educadores e aprendizes. Nesse sentido, a Residência Pedagógica emerge como um ponto de inflexão crucial, proporcionando uma imersão profunda nas práticas cotidianas das salas de aula. A coleta de dados foi realizada através das observações e registros das práticas que vivenciamos e desenvolvemos e os fundamentos teóricos do trabalho estão pautados nas pesquisas desenvolvidas por Soares (2016); Ramos (2010); Ferreiro (1999); Vóvio et al. (2010); Leal et al. (2010); Libâneo (1994), Kleiman (1995); Paulo Freire (1989) e etc. É importante ressaltar que a alfabetização e o letramento são dois fatores necessários para o processo de ensino/aprendizagem dos alunos, e que as atividades desenvolvidas foram pensadas dentro dessa concepção visando o pleno desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos nos anos Iniciais do Ensino Fundamental ao qual estávamos em regência.
Descrição: CALIXTO, P. E. Processos de alfabetização e letramento em uma escola da rede municipal de ensino de Campina Grande-PB: um relato de experiência na residência pedagógica. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31657
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de autorização de entrega e disponibilização do TCC - Patricia Elias Calixto (3).pdfTermo de depósito135.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Patricia Elias Calixto. pdf (9).pdfPDF - Patricia Elias Calixto13.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.