Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31659
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Batista, Bianca das Neves | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-28T10:59:57Z | - |
dc.date.available | 2024-05-28T10:59:57Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31659 | - |
dc.description | BATISTA, B. N. Afetividade no contexto da Educação Infantil. 2024. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda a importância da afetividade no espaço da Educação Infantil, a qual funciona como um elemento necessário às práticas pedagógicas. Neste estudo, considerando a necessidade de investigá-la, valemo-nos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da compreensão de professoras da Educação Infantil. Por isso, questionamos: como a BNCC trata a dimensão afetiva em suas orientações destinadas à Educação Infantil? De que maneira professoras da Educação Infantil interpretam a importância dessa dimensão afetiva? Para responder às questões, determinamos um objetivo geral, que é: investigar percepções sobre a dimensão afetiva por parte da BNCC e de professoras da Educação Infantil. A partir dele, desdobram-se três objetivos específicos, que são: (1) analisar as considerações acerca da dimensão afetiva apresentadas na BNCC na etapa da Educação Infantil; (2) Identificar as concepções sobre a dimensão afetiva por parte de professoras atuantes no contexto da Educação Infantil; (3) apresentar (des)continuidades entre percepções a respeito da dimensão afetiva. Este estudo justifica-se pela da temática abordada, pois debater sobre a afetividade é referir-se a um traço da essência da vida humana. A composição deste trabalho envolveu uma pesquisa ancorada na análise documental, desdobrada através de uma abordagem qualitativa, utilizando entrevista por questionário com professoras de Educação Infantil da rede pública. Para o enfoque da importância da afetividade, bem como suas implicações na etapa da Educação Infantil, examinamos a seção referente aos Direitos da Aprendizagem e Desenvolvimento da BNCC e as respostas dadas por professoras. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Nelsânia Batista da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular - BNCC | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.title | Afetividade no contexto da educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bianca das Neves Batista TCC - Deposito.pdf | PDF - Bianca das Neves Batista | 518.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Bianca - Termo para Deposito.pdf | Termo de depósito | 586.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.