Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31659
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBatista, Bianca das Neves-
dc.date.accessioned2024-05-28T10:59:57Z-
dc.date.available2024-05-28T10:59:57Z-
dc.date.issued2024-03-26-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31659-
dc.descriptionBATISTA, B. N. Afetividade no contexto da Educação Infantil. 2024. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda a importância da afetividade no espaço da Educação Infantil, a qual funciona como um elemento necessário às práticas pedagógicas. Neste estudo, considerando a necessidade de investigá-la, valemo-nos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da compreensão de professoras da Educação Infantil. Por isso, questionamos: como a BNCC trata a dimensão afetiva em suas orientações destinadas à Educação Infantil? De que maneira professoras da Educação Infantil interpretam a importância dessa dimensão afetiva? Para responder às questões, determinamos um objetivo geral, que é: investigar percepções sobre a dimensão afetiva por parte da BNCC e de professoras da Educação Infantil. A partir dele, desdobram-se três objetivos específicos, que são: (1) analisar as considerações acerca da dimensão afetiva apresentadas na BNCC na etapa da Educação Infantil; (2) Identificar as concepções sobre a dimensão afetiva por parte de professoras atuantes no contexto da Educação Infantil; (3) apresentar (des)continuidades entre percepções a respeito da dimensão afetiva. Este estudo justifica-se pela da temática abordada, pois debater sobre a afetividade é referir-se a um traço da essência da vida humana. A composição deste trabalho envolveu uma pesquisa ancorada na análise documental, desdobrada através de uma abordagem qualitativa, utilizando entrevista por questionário com professoras de Educação Infantil da rede pública. Para o enfoque da importância da afetividade, bem como suas implicações na etapa da Educação Infantil, examinamos a seção referente aos Direitos da Aprendizagem e Desenvolvimento da BNCC e as respostas dadas por professoras.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Nelsânia Batista da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular - BNCCpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleAfetividade no contexto da educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bianca das Neves Batista TCC - Deposito.pdfPDF - Bianca das Neves Batista518.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Bianca - Termo para Deposito.pdfTermo de depósito586.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.