Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31662
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFarias, Thayná Eulálio Albuquerque Duarte de-
dc.date.accessioned2024-05-28T11:06:48Z-
dc.date.available2024-05-28T11:06:48Z-
dc.date.issued2023-07-07-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31662-
dc.descriptionFARIAS, T. E. A. D. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: reconhecendo a diversidade no contexto escolar. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo busca contribuir com a construção do conhecimento de profissionais da área educação e pais que buscam compreender sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) para proporcionar qualidade de vida nas esferas sociais e proporcionar estratégias para alcançar seus objetivos educacionais e profissionais de crianças e jovens. Diante do exposto, surgiu a questão que norteou a escrita deste artigo: o que é o TDAH e como se caracteriza esse transtorno? Quais desafios o TDAH impõe ao contexto escolar? Assim, decidimos realizar um estudo de revisão bibliográfica que tem por objetivo apresentar as principais características do TDAH, destacando conhecimentos necessários aos professores para aprimorar as práticas pedagógicas junto a crianças com TDAH. Na pesquisa bibliográfica também foram considerados para a construção dos sub-capítulos livros e legislações que abordassem o tema. A coleta de dados seguiu os procedimentos padrões da pesquisa bibliográfica: 1) leitura exploratória, 2) seleção de textos pertinentes ao objetivo, 3) leitura analítica e 4) construção do artigo. E o artigo ficou estruturado, além dessa introdução em três partes que abordam a caracterização do TDAH, as implicações do TDAH no contexto escolar e uma aproximação ao modelo social da deficiência e à perspectiva da neurodiversidade para pensar o TDAH para além de uma condição clínica. Por fim, são apresentadas as considerações finais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Tatiana Cristina Vasconcelospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTranstorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAHpt_BR
dc.subjectModelo social da deficiênciapt_BR
dc.subjectNeurodiversidadept_BR
dc.titleTranstorno de déficit de atenção e hiperatividade: reconhecendo a diversidade no contexto escolarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo Thayná Digitalizado.pdfTermo de depósito1.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC OK.pdfPDF - Thayná Eulálio Albuquerque Duarte de Farias438.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.