Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3168
Título: Variação Linguística com recurso para a produção de sentido na notícia: uma análise dos jornais "Correio" e "Já" da Paraíba
Autor(es): Nascimento, Elurdiane Gomes do
Palavras-chave: Variação Linguística
Linguagem Jornalística
Notícia
Data do documento: 20-Mar-2014
Resumo: O presente artigo está focado em apresentar uma contribuição para o estudo da variação linguística a partir da análise de duas notícias dos jornais “Já” e “Correio”, ambos do Estado da Paraíba, com manchetes diferentes e textos também diferentes, por utilizarem uma linguagem informativa e objetiva. Além da identificação das marcas de variação linguística, buscamos subsídios para demonstrar que a leitura ocorre por meio da interação autor-texto-leitor. Tomamos como corpus para o estudo duas produções jornalísticas destinados a classes sociais diferentes, que veiculam as mesmas notícias. Para analisá-las utilizamos o método descritivo e analítico, baseado em estudos linguísticos relacionados ao uso da variação linguística em textos jornalísticos escritos, mediante uma abordagem qualitativa a partir do método dedutivo Com. base nos fundamentos apresentados por Bagno (2004),Bortoni (2005), Koch e Elias (2007), Bakhtin (2000), Rojo (2008), Labov (1983), até aqui, conclui-se que a variação nas notícias ocorre de acordo com o público leitor que se pretende alcançar, e que essas variações tem como motivação as diferenças de estratificação social, motivações estas que são fatores externos ao sistema linguístico e que produzem a variação dentro da comunidade da fala, se adéquam às diferentes situações comunicativas.
Descrição: Nascimento, E. G. do. Variação Linguística com recurso para a produção de sentido na notícia: uma análise dos jornais "Correio" e "Já" da Paraíba. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3168
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elurdiane Gomes do Nascimento.pdfElurdiane Gomes do Nascimento1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.