Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31681
Título: Transtorno de Oposição Desafiante (TOD): uma análise de casos e seus desafios no ambiente escolar e familiar
Autor(es): Silva, Thaís Barbosa da
Palavras-chave: Transtorno de Oposição Desafiante - TOD
Transtorno de conduta
Ambiente familiar
.Ambiente educacional
Data do documento: 30-Nov-2023
Resumo: Este artigo de conclusão do curso de Pedagogia (Campus I – UEPB) apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre o Transtorno de Oposição Desafiante (TOD) e suas implicações no contexto familiar e escolar. Alinhada à pesquisa bibliográfica apresenta-se uma análise de casos de crianças com TOD e a relação familiar. A pesquisa abrange desde a evolução da dinâmica familiar e suas repercussões na formação da criança até a influência do diagnóstico nas relações familiares e no comportamento do aluno no ambiente escolar. O objetivo geral do trabalho é explorar as dificuldades e desafios enfrentados tanto no âmbito educacional quanto no familiar, diferenciar o TOD do Transtorno de Conduta (TC), discutir métodos de identificação do TOD em crianças, abordar o processo de diagnóstico e explorar as diversas formas de tratamento disponíveis.
Descrição: SILVA,T. B. Transtorno de Oposição Desafiante (TOD): uma análise de casos e seus desafios no ambiente escolar e familiar. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31681
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_THAIS (1).pdfPDF - Thais Barbosa da Silva582.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Autorização.pdfTermo de depósito1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.