Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31720
Título: #FicaEspanhol desde la perspectiva del AD
Autor(es): Matias, Rita Milena Paulo
Palavras-chave: Análise do discurso
Leis
Enunciado
Data do documento: 7-Jun-2023
Resumo: No presente trabalho analisamos o enunciado #FicaEspanhol, que nomeou um movimento estudantil de iniciativa dos alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS), do curso de Letras Espanhol. Esse movimento é resultado da união entre professores e estudantes em defesa da Lei 11.161/2005, que fez da língua espanhola uma disciplina obrigatória para o ensino do espanhol nas escolas de Ensino Fundamental e Médio e facultativo no Ensino Primário no Brasil. Essa Lei foi revogada em 2017 pelo então Presidente da República, devido à Reforma no Ensino Médio. Sob a perspectiva da Análise do Discurso de Linha Francesa (AD), estudaremos o enunciado #FicaEspanhol, como assinala, para o processo de implementação, revogação da referida lei e o surgimento do movimento estudantil em favor do espanhol em meio a essa desvalorização das escolas públicas. Analisaremos como o enunciado estudado é efeito do social, histórico, político e ideológico.
Descrição: MATIAS, R. M. P. #FicaEspanhol desde la perspectiva del AD. 2023.18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31720
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rita Milena Paulo Matias.pdfPDF - Rita Milena Paulo Matias560.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo depósito.pdfTermo de depósito230.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.