Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31720
Título: | #FicaEspanhol desde la perspectiva del AD |
Autor(es): | Matias, Rita Milena Paulo |
Palavras-chave: | Análise do discurso Leis Enunciado |
Data do documento: | 7-Jun-2023 |
Resumo: | No presente trabalho analisamos o enunciado #FicaEspanhol, que nomeou um movimento estudantil de iniciativa dos alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS), do curso de Letras Espanhol. Esse movimento é resultado da união entre professores e estudantes em defesa da Lei 11.161/2005, que fez da língua espanhola uma disciplina obrigatória para o ensino do espanhol nas escolas de Ensino Fundamental e Médio e facultativo no Ensino Primário no Brasil. Essa Lei foi revogada em 2017 pelo então Presidente da República, devido à Reforma no Ensino Médio. Sob a perspectiva da Análise do Discurso de Linha Francesa (AD), estudaremos o enunciado #FicaEspanhol, como assinala, para o processo de implementação, revogação da referida lei e o surgimento do movimento estudantil em favor do espanhol em meio a essa desvalorização das escolas públicas. Analisaremos como o enunciado estudado é efeito do social, histórico, político e ideológico. |
Descrição: | MATIAS, R. M. P. #FicaEspanhol desde la perspectiva del AD. 2023.18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31720 |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Rita Milena Paulo Matias.pdf | PDF - Rita Milena Paulo Matias | 560.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo depósito.pdf | Termo de depósito | 230.28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.