Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31865
Título: Análise do conhecimento de educadores físicos sobre traumatismos dentários nas escolas municipais de Campina Grande - PB
Autor(es): Castro, Monique de Lima
Palavras-chave: Traumatismos dentários
Educação física e treinamento
Conhecimento
Protetores bucais
Data do documento: 4-Jun-2024
Resumo: Os educadores físicos podem estar diante de uma maior probabilidade de acidentes em práticas desportivas escolares, assim, o conhecimento e atitudes desses profissionais em relação aos traumatismos dentários se faz premente para preveni-los e ter uma conduta correta nessas situações de urgência. O presente estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento de educadores físicos de escolas públicas sobre traumatismo dentário. Tratou-se de um estudo do tipo transversal e quantitativo. A amostra foi selecionada por meio de uma amostragem aleatória simples, sendo composta por 55 professores de educação física regularmente cadastrados nas escolas municipais de Campina Grande – Paraíba. Os participantes assinaram a um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e em seguida, responderam a um questionário estruturado contendo 13 questões objetivas, em que se obteve informações sociodemográficas e sobre o conhecimento, experiências e formas de prevenção acerca dos traumas dentais. A análise descritiva dos dados foi realizada para a apresentação das frequências absolutas e percentuais dos dados. Utilizou-se o teste estatístico Qui-quadrado de Pearson ou exato de Fisher quando as contagens esperadas eram inferiores a 5. A maioria dos entrevistados eram do sexo masculino (72,7%), com idade igual ou superior a 51 anos (50,9%), tendo entre 21 e 30 anos de formado (40%), especialistas (65,5%) e possuindo até 10 anos de experiência profissional (36,4%). Além disso, 69,1% dos educadores físicos afirmaram ter conhecimento sobre o trauma dentário, porém a maior parte classificou o grau de conhecimento como regular (55,3%) ou bom (34,2%) e afirmou nunca ter presenciado algum acidente com alunos envolvendo trauma dental (52,7%). Em relação aos protetores bucais, quase a totalidade da amostra reconhece a sua importância para proteção de traumas (98,2%), mas apenas 27,3% recomendam o seu uso. Concluiu-se que a melhoria da qualidade do grau de conhecimento seria fundamental para contribuir com o preparo dos educadores físicos, certificando que esses conhecimentos serão aplicados de maneira correta. Além disso, é necessário incentivar a recomendação do uso do protetor bucal aos alunos nas diversas práticas desportivas.
Descrição: CASTRO, Monique de Lima. Análise do conhecimento de educadores físicos sobre traumatismos dentários nas escolas municipais de Campina Grande - PB. 2024. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31865
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Monique de Lima Castro.pdfTCC - Monique de Lima Castro1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de Depósito677.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.