Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31919
Título: | Análise de modelos de negócios e distribuição em empresas de jogos: um estudo sobre o modelo de distribuição misto da Paradox Interactive. |
Autor(es): | Rufino, Thomas de Oliveira |
Palavras-chave: | Modelo Freemium e Premium Modelo Misto Impactos Financeiros |
Data do documento: | 11-Jun-2024 |
Resumo: | O mercado de jogos evoluiu para o modelo de distribuição freemium, que agora predomina. No entanto, o modelo premium, a estratégia inicial de distribuição no mercado de jogos, nunca foi completamente abandonado. Nesse contexto, observa-se que algumas empresas adotam um modelo misto, como é o caso da Paradox Interactive, uma desenvolvedora e distribuidora de jogos sueca que combina elementos dos modelos premium e freemium. O objetivo deste estudo foi analisar os impactos financeiros da adoção do modelo misto pela Paradox. Foram realizadas análises usando regressão linear entre as variáveis: (i) jogadores ativos; (ii) jogos lançados; e (iii) conteúdos extras lançados, e os indicadores econômico-financeiros: (i) retorno sobre o patrimônio líquido (Return on Equity - ROE) e (ii) retorno sobre o ativo (Return on Assets - ROA). Além disso, foi realizada uma análise com matriz de correlação, inserindo as variáveis tamanho dos ativos fixos e volume de vendas. O estudo concluiu que somente a variável jogos lançados teve um grau de explicação significativo sobre o ROE. As variáveis conteúdos extras lançados e jogadores ativos apresentaram correlação com volume de vendas e tamanho dos ativos fixos, respectivamente. Esse resultado demonstra que a estratégia da Paradox é lançar jogos para gerar retorno, enquanto os conteúdos extras atuam em sinergia para aumentar o volume de vendas. Os jogadores ativos influenciam apenas o valor dos ativos intangíveis da empresa, especificamente no fortalecimento da marca. |
Descrição: | RUFINO, Thomas de Oliveira. Análise de modelos de negócios e distribuição em empresas de jogos: um estudo sobre o modelo de distribuição misto da Paradox Interactive. 2024. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31919 |
Aparece nas coleções: | 25 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Thomas de Oliveira Rufino.pdf | PDF - Thomas de Oliveira Rufino | 653.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de deposito.pdf | Termo de deposito | 210.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.