Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32139
Título: | A relação entre o planejamento e o ensino de inglês em contexto de educação infantil: um estudo de caso com uma professora em formação inicial |
Autor(es): | Silva, Mayra Renaly das Merces |
Palavras-chave: | Formação docente Inicial Ensino de Língua Inglesa Educação Infantil Planejamento de ensino |
Data do documento: | 21-Jun-2024 |
Resumo: | Na perspectiva de formação inicial de professores de inglês crítico-reflexivos e diante da sua prática de ensino da língua inglesa para crianças, percebemos que a construção do professor precisa sempre está sendo aperfeiçoada para o aprimoramento do profissional da educação e para um planejamento de ensino mais completo. Nesses termos, destacamos a importância de docentes preparados para o ensino com a educação infantil, que busca transformação e reflexão da sua responsabilidade na prática pedagógica para o planejamento de aulas para crianças. Diante do exposto, este estudo tem como objetivo geral investigar como se deu esse percurso didático-pedagógico empenhado na minha construção de professora, diante de um conjunto de tomada de decisões e ações para o desenvolvimento e o planejamento de duas aulas para ensino da educação infantil. Especificamente, objetivamos (I) analisar duas versões distintas de planos de aula voltados para uma turma do ensino infantil e (II) refletir sobre o exercício da prática docente durante o percurso didático-pedagógico. Em termos metodológicos, essa pesquisa se realiza no escopo investigativo da Linguística Aplicada Indisciplinar (Moita Lopes, 2006), e classifica-se como sendo uma pesquisa de abordagem qualitativa (Flick, 2004), cujo objetivos são descritivos e utilizando o procedimento de estudo de caso (Yin, 2001.,Ventura, 2007). Nosso corpus analítico é composto por dois planos de aula voltados para o ensino infantil, reflexões sobre o processo de produção dos planos e reflexões sobre as práticas do professor na sala de aula. Quanto ao aporte teórico para desenvolvimento desta pesquisa, traçamos os seguintes aparatos teóricos, como Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa (Freire 2004), A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica (Perrenoud, 2002), Formação de professores na Educação Infantil: conquistas e realidades (Gomes, 2018), Educação Infantil; Princípios e fundamentos (Nono, 2016), e Didática geral, (Piletti, 2004). Na análise de dados do estudo, investigamos os planos de aula, refletindo sobre a minha atuação no planejamento de ensino e nas minhas práticas pedagógicas. Sendo assim, constatamos de que maneira a minha formação na academia e as práticas pedagógicas em sala de aula foram sendo moldadas ao decorrer destas experiências e o aperfeiçoamento do planejamento de ensino de inglês na educação infantil. |
Descrição: | SILVA, M. R. M. A relação entre o planejamento e o ensino de inglês em contexto de educação infantil: um estudo de caso com uma professora em formação inicial. 2024. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32139 |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A RELAÇÃO ENTRE O PLANEJAMENTO E O ENSINO DE INGLÊS .pdf | PDF - Mayra Renaly das Merces Silva | 607.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito_edit_28-06-2024_18.52.09[1] (1).pdf | Termo de depósito | 551.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.