Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32144
Título: | Explorando o processo de escolarização da criança com TDAH |
Autor(es): | Gonçalves, Jamilly Cristine Vasconcelos |
Palavras-chave: | Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH Currículo Inclusão |
Data do documento: | 19-Jun-2024 |
Resumo: | Analisar as dificuldades da criança com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no processo de alfabetização foi o objeto de estudo desse trabalho de conclusão de curso. A metodologia utilizada incluiu uma revisão bibliográfica do objeto de estudo, englobando artigos acadêmicos e livros especializados, pesquisa documental e uma entrevista estruturada com uma pedagoga especialista na área. Foram analisadas e apresentadas alternativas pedagógicas que podem ser utilizadas pelo professor, para garantir a inclusão escolar desses alunos em sala de aula regular. Esses alunos demonstram dificuldade em manter a atenção por períodos prolongados, o que pode levar a distrações constantes e a um desempenho precário nas atividades escolares, eles apresentam comportamentos de impulsividade, manifestada por interrupções frequentes, dificuldade em esperar a sua vez e respostas precipitadas. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ao se utilizar o aporte metodológico, prevê a inclusão de pessoas com necessidades especiais em todos os níveis e modalidades de ensino. Além disso, estabelece a acessibilidade como um princípio a ser observado em todas as instituições educacionais. O estudo explorou os desafios e as necessidades específicas desses alunos, destacando a necessidade de estratégias pedagógicas que facilitem seu aprendizado e integração no ambiente escolar. Concluiu-se que é essencial a adaptação curricular aliada a práticas pedagógicas inclusivas, para proporcionar um ambiente de aprendizagem acolhedor para crianças com TDAH, promovendo seu desenvolvimento escolar. |
Descrição: | GONÇALVES, J. C. V. Explorando o processo de escolarização da criança com TDAH. 2024. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024 |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32144 |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Jamilly Cristine.pdf | PDF - Jamilly Cristine Vasconcelos Gonçalves | 738.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito Jamilly.pdf | Termo de depósito | 256.6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.