Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32152
Título: | Ensino de calorimetria através de atividades experimentais de baixo custo |
Palavras-chave: | Ensino de física Experimentação de baixo custo Calorimetria |
Data do documento: | 25-Jun-2024 |
Resumo: | Ao observarmos o ensino básico, encontramos diversas dificuldades nos espaços formais de ensino, especialmente em relação à forma como o conteúdo é trabalhado. O ensino muitas vezes se baseia em fórmulas e manipulação matemática, limitando-se à simples exposição do conhecimento. Ao estudarmos o ensino de Física, especificamente, percebemos uma carência na área, o que torna necessário um olhar mais criterioso por parte dos docentes e a busca por formas de ensinar que cativem os estudantes. Uma possibilidade é a utilização de metodologias ativas, especialmente as práticas experimentais, que são ferramentas eficientes no processo de assimilação do conhecimento, pois tornam os estudantes mais ativos na sua aprendizagem. Sabemos que nem todas as instituições de ensino possuem laboratórios físicos equipados, o que impede o uso de atividades experimentais em sala de aula. Uma alternativa é a utilização de experimentos de baixo custo, que podem suprir essa necessidade, proporcionando maior dinamismo ao ensino. Este trabalho é de caráter qualitativo, classificado como pesquisa-ação, e tem como objetivo o uso de experimentos de baixo custo para o estudo da calorimetria, com a intenção de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. O projeto foi desenvolvido em uma escola pública no município de Paulista-PB, em uma turma do 2° ano do ensino médio. Observou-se que os estudantes foram receptivos a novas metodologias de ensino. Com a execução da atividade experimental, percebemos que os estudantes a consideraram interessante e motivadora. Por meio deste trabalho, demonstramos que atividades experimentais de baixo custo são bem aceitas no ambiente escolar, pois permitem aos estudantes aprofundar conceitos físicos vistos teoricamente e podem ser primordiais para a melhoria do ensino- aprendizagem. |
Descrição: | OLIVEIRA, Tatiane. Ensino de calorimetria através de atividades experimentais de baixo custo. 2024. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32152 |
Aparece nas coleções: | 85 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- Tatiane França Oliveira .pdf | TCC- Tatiane França Oliveira | 866.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito .pdf | Termo de Depósito | 106.61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.