Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3220
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Priscila da Silva Santana-
dc.date.accessioned2014-03-26T12:55:27Z-
dc.date.available2014-03-26T12:55:27Z-
dc.date.issued2014-03-26-
dc.identifier.otherCDD 401.41-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3220-
dc.descriptionRodrigues, P. da S. S. O discurso de preservação do meio ambiente e o ensino de língua portuguesa: os gêneros publicidade e propaganda em sala de aula. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractOs diferentes gêneros que se configuram na atualidade possibilitam uma nova forma de discursivizar no tempo, na história e na sociedade. E a ideologia que se materializa nesse discurso não pode ser abafada, nem tão pouco não considerada. Nesse sentido, ancorado nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa Pêcheux (2009), Orlandi (2008), dentre outros. O presente trabalho se refere a uma pesquisa-ação realizada em outubro de 2013 com uma turma de 3º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Raul Córdula, localizada na cidade de Campina Grande\PB. Os objetivos podem ser elencados da seguinte maneira: GERAL – estabelecer a interação entre Análise do Discurso de linha francesa e o ensino de Língua Portuguesa; e ESPECÍFICOS – a) apresentar as características linguístico-discursivas dos gêneros anúncio publicitário, b) elaborar e desenvolver uma sequência didática que envolva a utilização desses gêneros com temática ambiental no Ensino Médio e c) refletir sobre a formação de professores, inicial e/ou continuada, de Língua Portuguesa no contexto da formação de sujeitos alunos críticos e reflexivos.Diante disso, Como nossas aulas de Língua Portuguesa podem contribuir para análise de gêneros discursivos de cunho ambiental ao ponto de provocar uma postura de preservação? Em se tratando de resultados, que mais nos surpreendeu foi ver em meio a muitas perguntas e respostas a conscientização e a posturas para com a preservação do meio ambiente que foram expostas pelos alunos, ao ponto de ouvir de uma aluna que confessou jogar lixo no chão, latas pela janela do ônibus e dizer que não irá fazer mais isso. Concluímos que a educação é transformadora e emancipadora da raça humana: eis o maior contributo de uma pesquisa-ação.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Manassés Morais Xavierpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectMeio Ambientept_BR
dc.titleO discurso de preservação do meio ambiente e o ensino de língua portuguesa: os gêneros publicidade e propaganda em sala de aulapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscila da Silva Santana Rodrigues.pdfPriscila da Silva Santana Rodrigues3.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.