Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3228
Título: Crise de identidade e mal estar cultural no romance gráfico retalhos, de Craig Thompson
Autor(es): Barros, Ana Ligia Santiago
Palavras-chave: Crise de Identidade
Intersemiotica
Mimese da Narrativa
Data do documento: 26-Mar-2014
Resumo: O presente trabalho investigou a crise de identidade vivida pela personagem Craig Thompson, no romance gráfico (autobiográfico) Retalhos (2005). Buscou-se caracterizar a natureza do “mal estar” que afeta a personagem e demonstrar psicanaliticamente o desenvolvimento do processo de tomada de posição de sua parte, com vistas ao equacionamento da crise identitária. Destaca-se, nesse processo, o papel dos mecanismos de defesa do ego, como a racionalização, a reparação e a inibição da agressividade como possíveis instrumentos, em vários lances da vida de Craig, para a acomodação, caracterizada como elemento de repressão ou de retardamento ao doloroso e inevitável processo de (re) constituição da identidade pelo qual a personagem teve que passar. Aponta-se também em que medida a memória, ao contrário dos mecanismos de defesa do ego, atuou como instrumento de aquisição da integridade daquele, aqui relacionada à busca do equilíbrio entre realidade e projeto interior. Observou-se, ainda, como os quadrinhos representaram/mimetizaram, na interface palavra x imagem, o mal-estar cultural presente na raiz da crise de identidade vivida por Craig, destacando as possíveis interações ou interpenetrações que a palavra e a imagem permitem enquanto intersemioses identificadas a processos de significação correlatos, embora distintos, como a narrativa literária e a linguagem visual dos quadrinhos. Esta pesquisa, de cunho bibliográfico e qualitativo, discute, por meio dos postulados teóricos da Psicanálise, dos Estudos Culturais em Literatura e da Semiótica, a crise de identidade como uma das características do mal-estar cultural. Nesse panorama, o signo peirceano possibilitou a análise de um conjunto significante explicado através do diálogo estabelecido pela análise entre esta perspectiva e a leitura freudiana das imagens e discursos no método das livres associações. Assim, no âmbito da Teoria da Literatura incluíram-se os procedimentos metodológicos relativos ao exame da mimese da narrativa nas histórias em quadrinhos (HQ) como gênero, neste trabalho centrados preferencialmente na atuação e na caracterização da personagem. Mediante tais aspectos, a análise sugere como possibilidade interpretativa o caminho da subjetivação através da arte, tomado por Craig como solução à problemática envolvendo as suas escolhas entre a própria integridade mental e os termos da norma social vigente.
Descrição: Barros, A. L. S. Crise de identidade e mal estar cultural no romance gráfico retalhos, de Craig Thompson. 2013. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3228
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Lígia Santiago Barros.pdfAna Lígia Santiago Barros1.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.