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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32474
Título: | A utilização da inteligência artificial como suporte pedagógico para docentes de E/LE |
Autor(es): | Matias, Mayra Nunes |
Palavras-chave: | Inteligência artificial Língua espanhola Tecnologias digitais |
Data do documento: | 21-Jun-2024 |
Resumo: | Este artigo tem como foco analisar a crescente integração da tecnologia no ambiente educacional em que tem suscitado debates sobre como a inteligência artificial (IA) pode ser aplicada para apoiar os docentes no processo de ensino de espanhol como língua estrangeira (E/LE). A presente pesquisa foca na utilização de tecnologias digitais, examinando-as como um reforço nas metodologias de ensino de idiomas, com ênfase particular no ensino de Espanhol. Este estudo abordará o uso dessas tecnologias como ferramentas auxiliares na formulação de jogos dinâmicos, na elaboração de textos em conteúdos específicos, bem como na criação de questões para simulados e provas. Adicionalmente, será discutida a aplicação de ferramentas de tradução e outras tecnologias cotidianas que incorporam inteligência artificial como base. Este estudo adota uma abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica, centrado na análise crítica de fontes de artigos acadêmicos, sites e documentos relevantes ao tópico de estudo estabelecido com foco em identificar as melhores práticas e os impactos percebidos. Por isso, recorreremos de base teórica as contribuições de Cristian Cassola Fernández (2021), Danieli Regina Klein (2020), Eucidio Pimenta Aruda (2024), Gonzalo Abio (2010), Isabela Cristina Tavares da Silva (2023), Javier Muñoz-Basols, Mara Fuertes Gutiérrez e Luis Cerezo (2024), Jose Carlos Escobar Hernández (2021), Lucia Giraffa e Pricila Khols Santos (2023), María del Mar Sánchez Vera (2023), Machado (2021) e Vera Lucia Menezes de Oliveira e Paiva (2019). A pesquisa contribui para uma compreensão mais aprofundada do papel da inteligência artificial como apoio para os docentes de ELE. Além disso, este artigo tem como objetivo central mostrar formas e métodos que os docentes podem manusear em seus planejamentos, na diversificação de seus materiais didáticos, para isso, será pontuado exemplos de ferramentas que podem ser úteis para o docente, assim como este estudo pode servir de suporte a professores de outras áreas ou interessados no aproveitamento dessas plataformas mostrando de maneira sucinta de que é possível lograr de forma profissional tais métodos. Esta pesquisa mostrará como objetivos específicos: apresentar a Inteligência Artificial como uma tecnologia digital eficiente para a prática docente, bem como, abordar equívocos e falhas que podem ocorrer durante o uso de aplicativos e plataformas; enfatizar a utilização da IA a partir de vivências e experiências nas práticas da formação; catalogar e indicar o uso de alguns aplicativos e plataformas que podem ser utilizados como apoio à prática pedagógica do professor de Língua Espanhola. Diante disso, serão especificadas as diversas possibilidades de se planejar, de inovar, de se reinventar em curto período de tempo com o apoio das IAs, sem deixar de refletir sobre as dificuldades que possam surgir com a adoção dessa tecnologia por um docente em sua prática pedagógica. |
Descrição: | MATIAS, M. N. A utilização da inteligência artificial como suporte pedagógico para docentes de E/LE. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32474 |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
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