Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32488
Título: | A inserção da temática química verde e biocombustíveis no ensino de química: percepção de alunos e professores de uma escola pública |
Autor(es): | Custódio, Mylena Sarmento |
Palavras-chave: | Consciência Ambiental Ensino de Química Proposta de Ensino |
Data do documento: | 27-Jun-2024 |
Resumo: | Diante das mudanças climáticas, evidenciadas pelas catástrofes sem precedentes em diversas regiões do planeta, a conscientização mundial sobre atitudes que possam minimizar as atividades antropogênicas ao meio ambiente tornou-se uma necessidade recorrente. Neste sentido, este estudo buscou identificar as concepções dos alunos do ensino médio sobre Química Verde e Biocombustíveis, analisando os desafios enfrentados pelos professores de uma escola pública no ensino desses temas. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com abordagem quali-quantitativa. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário aplicado a turmas de ensino médio e professores de Ciências de uma escola pública em Campina Grande, PB. A pesquisa revelou discrepâncias entre as concepções de estudantes e professores, mostrando um distanciamento dos alunos em relação a certos tópicos ambientais discutidos em sala de aula. Apesar dos esforços dos professores em projetos ambientais e disciplinas eletivas, os resultados destacam a necessidade de uma abordagem mais eficaz da Química Verde no ensino. Recomenda-se a implementação de estratégias didáticas diferenciadas e o uso de tecnologias nas aulas, a inclusão de temas geradores e interdisciplinaridade no currículo, e formações continuadas para professores. Assim, a Química Verde pode ser melhor incorporada ao currículo de Química para promover uma educação mais efetiva e relevante, incentivando a formação crítica e a sustentabilidade no cotidiano dos alunos. |
Descrição: | CUSTODIO, Mylena Sarmento. A Inserção da Temática Química Verde e Biocombustíveis no Ensino de Química: Percepção de Alunos e Professores de uma Escola Pública. 2024. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32488 |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Mylena Sarmento Custodio.pdf | TCC - Mylena Sarmento Custódio | 811.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 949.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.