Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32535
Título: Processos fonológicos na escrita de alunos do 7º ano do ensino fundamental: uma análise a partir do Programa Residência Pedagógica
Autor(es): Ribeiro, Maria Victória de franca
Palavras-chave: Alfabetização.
Processos fonológicos
Fenômenos grafofonológicos.
Ensino
Data do documento: 20-Jun-2024
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral mostrar a importância da consciência fonológica para o processo de desenvolvimento de apropriação escrita alfabética. Nesse sentido, no que tange à prática de escrita, as dificuldades que muitos alunos do ensino fundamental (anos finais) enfrentam são reflexos, principalmente, de não terem sido alfabetizados plenamente durante a etapa e a faixa-etária adequada, a saber, nos três primeiros anos do Ensino Fundamental (anos iniciais). Sob essa ótica, foram analisados textos escritos de estudantes do 7o ano do Ensino Fundamental — anos finais de uma escola pública do interior da Paraíba, com o intuito de observar os fenômenos grafofonológicos. Dessa forma, a pesquisa foi desenvolvida mediante uma abordagem qualitativa de caráter descritivo. Para dar mais solidez ao trabalho, recorremos a estudiosos que se destacam na área aqui abordada, a saber, Miranda e Matzenauer (2010), Roberto (2016), e Soares (2020). Após a análise dos dados, evidenciou-se que as dificuldades ainda se fazem presentes na realidade de muitos estudantes, o que acarreta problemáticas na parte de ampliação da competência escrita dos referidos sujeitos. Sendo assim, é importante haver um olhar atento para o processo de consciência fonológica desde a Educação Infantil, para que essa habilidade seja aprimorada ao longo da Educação Básica e, assim, os estudantes se apropriem cada vez mais das habilidades de escrita alfabética.
Descrição: RIBEIRO, Maria Victoria de Franca. Processos fonológicos na escrita de alunos do 7º ano do ensino fundamental: uma análise a partir do Programa Residência Pedagógica. 2024. 24f. Trabalho de Cconclusão de curso (Graduação em Letras-Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32535
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Victoria de Franca RibeiroTCC - Maria Victoria de Franca Ribeiro694.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.