Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32572
Título: Educação inclusiva e estratégias de ensino de língua inglesa para estudantes com TDAH: um estudo bibliográfico
Autor(es): Leite, Elis Aguiar
Palavras-chave: Educação inclusiva
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH
Estratégias de ensino
Ensino de língua inglesa
Data do documento: 21-Jun-2024
Resumo: A presente pesquisa se sustenta na colaboração hipotética das estratégias de ensino adaptadas para alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), ademais de atentar para o vazio existente em relação a leis relacionadas à educação inclusiva no ensino de inglês. Para tanto, esta pesquisa pretende analisar, dentro do alvo da literatura existente, as estratégias didático-pedagógicas que se mostram mais adequadas ao ensino de Língua Inglesa (LI) para alunos com TDAH. Na busca de alcançar o supracitado objetivo, foram determinados os seguintes objetivos específicos: (I) mapear, em plataformas de pesquisa, estudos voltados ao ensino de LI para alunos com TDAH desenvolvidas em âmbito brasileiro nos últimos 10 anos; (II) identificar, a partir das pesquisas mapeadas, as atividades (planos de aula, exercícios, dinâmicas, relatos de experiência, etc.) realizadas por professores de LI para o público específico; e (III) verificar a razão das escolhas pedagógicas feitas para o ensino de LI para alunos com TDAH. Como referencial teórico, nos apoiamos nas contribuições de Mittler (2003), Lopes (2006), Stainback e Stainback (1999), Rodrigues (2017), acerca da educação inclusiva; em Crichton (1798), no CID-10 F90.0 (1993), Piazzi (2010), quanto à descrição do TDAH; e finalmente, utilizamos a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2017), Fonseca (2014), acerca das estratégias de ensino de inglês. A presente pesquisa consiste em uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, que teve como corpus quatro pesquisas que abordam o uso de estratégias de ensino de inglês para alunos com TDAH. Como resultado, identificamos nas quatro pesquisas algumas estratégias de ensino que se mostraram mais adequadas no ensino de inglês para alunos neuro divergente, tais como aulas interativas, planejamento prévio e fazer uso de uma linguagem clara.
Descrição: LEITE, E. A. Educação inclusiva e estratégias de ensino de língua inglesa para alunos com TDAH: um estudo de caso. 2024.31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32572
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ELIS AGUIAR LEITE 16-07.pdfPDF - Elis Aguiar Leite683.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Adobe Scan 15 Jul 2024.pdfTermo de depósito1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.