Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32675
Título: Tecnologias assistivas: contributos para o processo de ensino e aprendizagem de estudantes autistas
Autor(es): Santos, Juciele Maria Barbosa Dos
Palavras-chave: Autismo
Tecnologias digitais assistivas
Ensino
Aprendizagem
Educação inclusiva.
Data do documento: 13-Ago-2024
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurodesenvolvimental que afeta a comunicação, o comportamento social e a interação social das crianças. O processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com TEA pode ser desafiador devido às suas necessidades específicas e variadas. Este estudo tem como objetivo geral investigar os impactos das tecnologias assistivas digitais na promoção do aprendizado e na inclusão educacional de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os objetivos específicos são: identificar diferentes tipos de tecnologias assistivas que podem ser utilizadas no ensino de crianças autistas; explorar os benefícios das tecnologias assistivas para a inclusão e desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes com TEA; identificar desafios e possíveis práticas associadas ao uso das tecnologias assistivas no ambiente escolar. A questão problema é: Quais são os impactos das tecnologias assistivas digitais na promoção do aprendizado e na inclusão educacional de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)? Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa, Exploratória e Bibliográfica. Os principais pressupostos teóricos que fundamentam esta pesquisa estão ancorados em uma abordagem interdisciplinar que convergem para o entendimento do impacto das tecnologias assistivas no ensino de estudantes autistas, tais como: Schwartzman (2011), Gaiato e Teixeira (2018); Valente (2015); Carvalho (2016), dentre outros. Os resultados indicam que as Tecnologias Digitais Assistivas podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem de crianças com TEA, proporcionando um ambiente educacional mais inclusivo e acessível. Salienta-se que é essencial manter um equilíbrio saudável entre o uso da tecnologia e outras atividades fundamentais na vida da criança, como interações sociais presenciais, brincadeiras ao ar livre e momentos em família. A tecnologia deve ser vista como uma ferramenta complementar, e não como um substituto, para o desenvolvimento integral da criança.
Descrição: SANTOS, Juciele Maria Barbosa dos. Tecnologias assistivas: contributos para o processo de ensino e aprendizagem de estudantes autistas. 2024. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32675
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Juciele Maria Barbosa dos SantosTCC - Juciele Maria Barbosa dos Santos471.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito328.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.