Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32720
Título: IMPLICAÇÕES DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENGAJAMENTO ACADÊMICO NO ENSINO SUPERIOR
Autor(es): Silva, Geferson Lima da
Palavras-chave: Aprendizagem
Engajamento acadêmico
Ensino superior
Metodologias ativas
Data do documento: 13-Jun-2024
Resumo: O engajamento acadêmico no ensino superior refere-se ao grau de envolvimento, interesse e participação dos estudantes nas atividades acadêmicas e no processo de aprendizagem. Esse conceito abrange as dimensões cognitiva, comportamental e afetiva, consideradas determinantes para o sucesso acadêmico e pessoal dos estudantes. Assim, promover o engajamento e a participação dos estudantes é um dos maiores desafios dos docentes, e o uso de metodologias ativas tem facilitado esse processo. Este trabalho tem como objetivo discutir, a partir das reflexões teóricas, sobre as implicações do uso de metodologias ativas no engajamento de estudantes de graduação ao longo de seu processo formativo. O artigo se constitui de cinco blocos, a começar pela caracterização de metodologias ativas de aprendizagem; definição de engajamento acadêmico; e a inter-relação entre esses dois temas de estudo. Por fim, vislumbra-se uma compreensão sobre o fazer docente e a escolha das metodologias ativas de ensino, práticas que podem promover o engajamento acadêmico no processo de aprendizagem. As reflexões balizadas pela literatura indicaram que as metodologias ativas desempenham um papel significativo na promoção do engajamento acadêmico. Observou-se que estudantes envolvidos em atividades que requerem colaboração, resolução de problemas e aplicação prática dos conhecimentos tendem a demonstrar maior interesse e comprometimento com o processo de aprendizagem. Além disso, estas metodologias incentivam o desenvolvimento de habilidades críticas, como pensamento crítico, comunicação eficaz e trabalho em equipe, que são essenciais para o sucesso acadêmico e profissional. Para maximizar os benefícios das metodologias ativas, é necessário um planejamento cuidadoso e um suporte adequado aos docentes, incluindo formação continuada e recursos pedagógicos apropriados.
Descrição: SILVA, Geferson Lima da. Implicações do uso de metodologias ativas no engajamento acadêmico no ensino superior. 2024. 18f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraiba, Patos, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32720
ISSN: 21. ed. CDD 378.17
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Geferson 06 09 2024 Agora vai.pdfTCC - Geferson Lima da Silva413.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito 06 09 2024.pdfTermo de Depósito208.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.