Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32741
Título: | Os obstáculos ao diálogo e a urgência de uma educação dialógica conforme Paulo Freire |
Autor(es): | Silva, Juana Katarinny Lima da |
Palavras-chave: | Diálogo Silêncio Mutismo Educação |
Data do documento: | 6-Set-2024 |
Resumo: | O objetivo desse trabalho é o de analisar a importância do diálogo como princípio norteador para a superação de situações de opressão e desumanização, conforme as ideias de Paulo Freire. Para desenvolver a nossa argumentação, partiremos dos conceitos de “mutismos” e “silêncio” nos quais têm suas origens em uma desastrosa herança colonial, conforme a “Educação como prática da liberdade”. Em seguida, apresentaremos o conceito de “educação bancária” como resultado de mandonismos e posturas autoritárias presentes naquelas sociedades fechadas, conforme a “Pedagogia do oprimido”. Dando continuidade à nossa argumentação, discutiremos sobre a importância de uma educação dialógica como superação da cultura do “mutismo” e demonstraremos a importância da educação problematizadora como prática pedagógica libertadora e dialógica como aporte necessário para uma transformação social em vista da humanização da cultura. Concluiremos o trabalho salientando a importância e o alcance das ideias de Freire em vista de uma prática pedagógica centrada na promoção humana. |
Descrição: | SILVA, J. K. L. Os obstáculos ao diálogo e a urgência de uma educação dialógica conforme Paulo Freire. 2024. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32741 |
Aparece nas coleções: | 31 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
termo de autorização.pdf | Termo de depósito | 88.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC JUANA PDF….pdf | PDF - Juana Katarinny Lima da Silva | 498.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.