Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32742
Título: | Estratégias de inclusão com uma criança com deficiência visual na educação infantil |
Autor(es): | Brandão, Maria Emanuela de Araújo |
Palavras-chave: | Deficiência visual Estratégias pedagógicas Inclusão Educação infantil |
Data do documento: | 19-Ago-2024 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo relatar as estratégias de inclusão junto a uma criança com deficiência visual na educação infantil, admitindo que estas ações são fundamentais para a construção de uma escola inclusiva e para a inclusão da criança ao ensino regular. Para tan to, utilizou-se como metodologia a pesquisa de observação participante, como meio para aprofundar o conhecimento sobre o tema, sendo, em nossa concepção, a mais alinhada com os objetivos deste trabalho. A partir do presente estudo, concluiu-se que a inclusão da crian ça com deficiência no espaço da Educação Infantil é permeada por aspectos que dificultam sua efetividade, como a falta de materiais e de formações especificas para os docentes sobre Educação Especial e inclusão, como constatou-se através dos estudos e da experiência da autora. Todavia, vimos que é possível que a criança com deficiência visual seja incluída no sistema regular e que se desenvolva nos aspectos educacionais através de caminhos alterna tivos e estratégias pedagógicas alicerçadas em estudos sobre esta deficiência, traçando práti cas mais inclusivas. Constata-se ainda que, as práticas devem contemplar a todos os alunos, considerando as demandas identificadas pelo docente a respeito das especificidades da cri ança com esta deficiência, estando, portanto, alinhadas com o paradigma atual de inclusão defendidos pelos documentos oficiais da área da Educação Especial, que asseguram à pessoa com deficiência o direito de ser e estar nas instituições de ensino junto com todos. |
Descrição: | BRANDÃO, M. E. A. Estratégias de inclusão com uma criança com deficiência visual na educação infantil. 2024. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32742 |
Aparece nas coleções: | I - EEPEI - Monografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Maria Emanuela de Araújo Brandão.pdf | PDF - Maria Emanuela de Araújo Brandão | 885.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de depósito | 85.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.