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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32743
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pessoa, Jordana de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-17T11:18:18Z | - |
dc.date.available | 2024-09-17T11:18:18Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.115 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32743 | - |
dc.description | PESSOA, J. S. Síndrome de Down, família e escola: uma análise a partir da residência pedagógica. 2024. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | No campo Educacional os desafios enfrentados pelos professores são os mais diversos, dentre eles podemos citar as salas de aulas com uma diversidade de alunos, suas dificuldades e especificidades, cada um com sua particularidade, outro ponto importante é a relação familiar do aluno com a escola. Diante disso, o presente trabalho tem como finalidade trazer a importância da participação ativa da família no processo de ensino-aprendizagem e o quanto essa participação é importante para o desenvolvimento da criança. O objetivo geral do trabalho foi analisar o papel que a família desenvolve em consonância com a escola no processo de ensino-aprendizagem de uma criança com Síndrome de Down. A metodologia utilizada para fundamentar o trabalho foi a Etnografia através da observação participante acompanhando e analisando os fatos dentro do contexto estudado em campo, por meio do programa de Residência Pedagógica., como também a pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas com a professora regente e a cuidadora social do aluno. Com os resultados obtidos foi possível verificar que através da participação ativa da família na escola, a criança ou adolescente tem relevantes avanços no contexto escolar e social, diferentemente daqueles que não tem esse aparato familiar. Espera-se que os resultados obtidos sejam significantes para a importância da temática família e escola e que proporcione importantes reflexões para uma participação mais efetiva dos familiares de alunos atípicos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Diêgo de Lima Santos Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Síndrome de Down | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Relação família-escola | pt_BR |
dc.title | Síndrome de Down, família e escola: uma análise a partir da residência pedagógica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Jordana_termo assinado.pdf | Termo de depósito | 92.65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC FINAL-JORDANA PESSOA.pdf | PDF - Jordana de Sousa Pessoa | 628.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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