Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32743
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPessoa, Jordana de Sousa-
dc.date.accessioned2024-09-17T11:18:18Z-
dc.date.available2024-09-17T11:18:18Z-
dc.date.issued2024-05-29-
dc.identifier.otherCDD 370.115-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32743-
dc.descriptionPESSOA, J. S. Síndrome de Down, família e escola: uma análise a partir da residência pedagógica. 2024. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractNo campo Educacional os desafios enfrentados pelos professores são os mais diversos, dentre eles podemos citar as salas de aulas com uma diversidade de alunos, suas dificuldades e especificidades, cada um com sua particularidade, outro ponto importante é a relação familiar do aluno com a escola. Diante disso, o presente trabalho tem como finalidade trazer a importância da participação ativa da família no processo de ensino-aprendizagem e o quanto essa participação é importante para o desenvolvimento da criança. O objetivo geral do trabalho foi analisar o papel que a família desenvolve em consonância com a escola no processo de ensino-aprendizagem de uma criança com Síndrome de Down. A metodologia utilizada para fundamentar o trabalho foi a Etnografia através da observação participante acompanhando e analisando os fatos dentro do contexto estudado em campo, por meio do programa de Residência Pedagógica., como também a pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas com a professora regente e a cuidadora social do aluno. Com os resultados obtidos foi possível verificar que através da participação ativa da família na escola, a criança ou adolescente tem relevantes avanços no contexto escolar e social, diferentemente daqueles que não tem esse aparato familiar. Espera-se que os resultados obtidos sejam significantes para a importância da temática família e escola e que proporcione importantes reflexões para uma participação mais efetiva dos familiares de alunos atípicos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Diêgo de Lima Santos Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectRelação família-escolapt_BR
dc.titleSíndrome de Down, família e escola: uma análise a partir da residência pedagógicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jordana_termo assinado.pdfTermo de depósito92.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC FINAL-JORDANA PESSOA.pdfPDF - Jordana de Sousa Pessoa628.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.