Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32743
Título: | Síndrome de Down, família e escola: uma análise a partir da residência pedagógica |
Autor(es): | Pessoa, Jordana de Sousa |
Palavras-chave: | Síndrome de Down Processo ensino-aprendizagem Relação família-escola |
Data do documento: | 29-Mai-2024 |
Resumo: | No campo Educacional os desafios enfrentados pelos professores são os mais diversos, dentre eles podemos citar as salas de aulas com uma diversidade de alunos, suas dificuldades e especificidades, cada um com sua particularidade, outro ponto importante é a relação familiar do aluno com a escola. Diante disso, o presente trabalho tem como finalidade trazer a importância da participação ativa da família no processo de ensino-aprendizagem e o quanto essa participação é importante para o desenvolvimento da criança. O objetivo geral do trabalho foi analisar o papel que a família desenvolve em consonância com a escola no processo de ensino-aprendizagem de uma criança com Síndrome de Down. A metodologia utilizada para fundamentar o trabalho foi a Etnografia através da observação participante acompanhando e analisando os fatos dentro do contexto estudado em campo, por meio do programa de Residência Pedagógica., como também a pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas com a professora regente e a cuidadora social do aluno. Com os resultados obtidos foi possível verificar que através da participação ativa da família na escola, a criança ou adolescente tem relevantes avanços no contexto escolar e social, diferentemente daqueles que não tem esse aparato familiar. Espera-se que os resultados obtidos sejam significantes para a importância da temática família e escola e que proporcione importantes reflexões para uma participação mais efetiva dos familiares de alunos atípicos. |
Descrição: | PESSOA, J. S. Síndrome de Down, família e escola: uma análise a partir da residência pedagógica. 2024. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32743 |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jordana_termo assinado.pdf | Termo de depósito | 92.65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC FINAL-JORDANA PESSOA.pdf | PDF - Jordana de Sousa Pessoa | 628.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.