Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32849
Título: | Recursos didáticos com materiais alternativos para o ensino médio: Construção de uma tabela periódica |
Autor(es): | Silva, Gabryelle Brito da |
Palavras-chave: | Ensino de Química Recursos didáticos Ensino-aprendizagem Tabela periódica |
Data do documento: | 6-Jul-2023 |
Resumo: | A Tabela Periódica é uma abordagem promissora para o ensino e aprendizagem de Química e é considerada uma das ferramentas mais importante para os químicos, pois resume de forma sistemática dados químicos, além de correlacionar as propriedades dos elementos, as quais são essenciais para a compreensão de conceitos elementares e complexos na química. Sua aplicação prática e visualmente atraente, estimula os alunos de forma significativa, facilitando a compreensão dos conceitos básicos e provoca o interesse pela disciplina. Ela oferece uma estrutura visual que organiza os elementos baseado em leis e teorias, facilitando a identificação dos elementos bem como outras informações essenciais como símbolo e número atômico. Dentro dessa perspectiva, ao enfatizar a construção da tabela periódica no contexto educacional, fornecemos aos estudantes uma forma alternativa para o estudo e compreensão da tabela periódica, promovendo um engajamento ativo dos alunos e uma aprendizagem significativa. Nesse contexto, esse trabalho buscou confeccionar uma tabela periódica como recurso para o ensino e aprendizagem dos alunos do ensino médio utilizando materiais alternativos. A execução do projeto se deu em uma escola estadual em Campina Grande, Paraíba, na turma do 1° ano. Para a elaboração do material, fez-se o uso de isopor, caixa de fósforo vazia e imagens dos elementos, sendo a construção feita totalmente pelos alunos. A metodologia utilizada foi do tipo exploratório qualitativo e estudo de caso, sendo, primeiramente, realizado uma atividade pelo plickers utilizando a tabela construída, e como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário de forma impressa a respeito do método e abordagem da atividade. Com esses procedimentos, pôde-se observar o sucesso da prática com um rendimento de 77% da turma no exercício, bem como a avaliação positiva dos alunos pela abordagem utilizada, destacando como a tabela periódica é importante, semelhanças e diferenças entre a tabela periódica convencional e a construída, e em como essa tabela é útil no aprendizado dos alunos. Por fim, a confecção da tabela periódica, como recurso didático, desempenhou umpapel importante para compreensão dos alunos a respeito de conceitos básicos que a envolve. |
Descrição: | SILVA, Gabryelle Brito da. Recursos Recursos didáticos com materiais alternativos para o ensino médio: Construção de uma tabela periódica. 2023. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32849 |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Gabryelle Brito da Silva.pdf | TCC - Gabryelle Brito da Silva | 1.23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 208.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.