Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32897
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Damião Cavalcante do | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-22T21:39:13Z | - |
dc.date.available | 2024-11-22T21:39:13Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32897 | - |
dc.description | NASCIMENTO, Damião Cavalcante do. Vozes silenciadas, histórias invisibilizadas: desafios e possibilidades do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena na educação básica. 2024. 95f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho, investigamos como a educação étnico-racial é implementada na Escola Municipal de Ensino Fundamental, localizada em Alagoinha-PB, com ênfase nas estratégias pedagógicas voltadas para o enfrentamento do racismo e na promoção de uma educação antirracista. A escolha desse tema decorre da urgência em compreender como a escola assegura o respeito à pluralidade cultural. Temos por objetivo, analisar as práticas educacionais no contexto da educação étnico-racial, com foco nas abordagens adotadas pelos professores e nas estratégias utilizadas para a promoção da educação inclusiva e antirracista. A metodologia seguiu alguns preceitos pontuados por Marconi e Lakatos (2017); Gil (2008); Fontana e Rosa (2021), em uma abordagem qualitativa com base na pesquisa bibliográfica, análise documental e no emprego de questionários semiestruturados, aplicados a 12 professores e 156 estudantes, com isso colhemos informações sobre como ocorre o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena. Nesse ínterim, dialogamos com autores/as como: Peixoto e Santos (2020), Santos e Barroso (2023), Silva (2017), Almeida (2019), Bersani (2017), Freire (2022), Araújo e Silva Junior (2022), Alves (2023), Cruz (2022), entre outros/as que abordam questões relacionadas a essa perspectiva de educação. Além disso, recorremos aos seguintes documentos: PPP da escola, a LDB, as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Os resultados indicam que, embora as escolas tenham avançado, ainda persistem desafios significativos, a exemplo da formação continuada que se apresenta como uma necessidade recorrente, uma vez que os/as professores/as reconhecem a relevância das legislações no enfrentamento do racismo e preconceito, mas relatam dificuldades na aplicação efetiva dos conteúdos previstos pelas leis em suas práticas pedagógicas diárias. Todavia, a falta de preparo adequado dos/as professores/as contribui para a permanência de abordagens superficiais, perpetuando, em alguns casos, estereótipos raciais entre os/as estudantes. O estudo ressalta a importância de estratégias pedagógicas que valorizem a diversidade cultural e promovam o fortalecimento das identidades. Além disso, os/as estudantes demonstram reconhecer a importância da abordagem desses conteúdos, embora percebam que o tratamento dado aos mesmos é ainda insuficiente no ambiente escolar. Concluímos que a educação étnico-racial encontra-se em processo de construção, embora existam avanços notáveis, os desafios persistem, especialmente no que diz respeito à formação docente e à criação de materiais didáticos adequados. Constatou-se a necessidade de compromisso contínuo dos/as docentes com a educação antirracista, a diversidade cultural para a promoção e fortalecimento das identidades dos/as estudantes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Waldeci Ferreira Chagas | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação antirracista | pt_BR |
dc.subject | Diversidade cultural | pt_BR |
dc.subject | Educação étnico-racial | pt_BR |
dc.title | Vozes silenciadas, histórias invisibilizadas: desafios e possibilidades do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena na educação básica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 44 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Damião Cavalcante do Nascimento | TCC - Damião Cavalcante do Nascimento | 1.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 500.24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.