Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32999
Título: | Contribuições do PIBID na construção da prática docente de estudantes do curso de Pedagogia |
Autor(es): | Mendonça, Jardeli Lima de |
Palavras-chave: | PIBID Formação docente Relação Teoria e Prática Prática Docente |
Data do documento: | 19-Nov-2024 |
Resumo: | O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem sido um instrumento de grande auxílio para a formação inicial de educadores, principalmente, futuros pedagogos(as). Dessa forma, o presente estudo teve por objetivo analisar as contribuições do PIBID para construção da prática docente de estudantes do curso de Pedagogia. Para atender a este objetivo, esta pesquisa se vinculou a discussão sobre a relação teoria-prática na formação de professores, (Tardif, 2014; Machado, 1999; Saviani, 2007; Gatti et al., 2019; Veiga-Neto, 2015); debateu sobre as influências do PIBID na formação de professores em virtude da inserção do discente de forma antecipada no contexto escolar (Pimenta; Lima, 2004; Brasil, 2008; Brasil, 2022; Formosinho, 2009); como também discorreu sobre o papel do PIBID na construção da prática docente (Nóvoa, 2003; Carvalho, 2017; Oliveira; Barbosa, 2013; Matos, 2016; Pimenta, 2001; Silva, 2017; Ambrosetti, 2013). Enquanto caminho metodológico, o estudo apresentou uma abordagem qualitativa, realizando inicialmente uma pesquisa exploratória e bibliográfica sobre o tema. Realizou ainda uma pesquisa de campo com os alunos da Universidade Estadual da Paraíba, Campus III – Guarabira, egressos do Subprojeto do PIBID do curso Pedagogia, utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) realizando a etapa da pré-análise, da exploração do material dos questionários e do tratamento dos resultados. A partir da análise dos dados constatou-se que o PIBID é um Programa de grande incentivo na vida de acadêmicos graduandos do curso de Pedagogia, uma vez que, com a inserção de forma antecipada no contexto escolar, os discentes aproximam-se da realidade da prática docente, vivenciando experiências que os tornam ainda mais preparados para exercer a profissão. |
Descrição: | MENDONÇA, Jardeli Lima de. Contribuições do PIBID na construção da prática docente de estudantes do curso de Pedagogia. 2024. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32999 |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Jardeli Lima de Mendonça | TCC - Jardeli Lima de Mendonça | 1.53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 263.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.