Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33047
Título: Discursos de professores de ensino fundamental sobre o retorno das aulas presenciais após período de ensino remoto
Autor(es): Araujo, Livia Maria Almeida de
Palavras-chave: Ensino fundamental
Ensino remoto
Psicologia educacional
Data do documento: 28-Nov-2023
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo analisar os discursos de professores de ensino fundamental de uma escola pública do município de Campina Grande-PB em relação às suas atividades profissionais após dois anos de Ensino Remoto Emergencial (ERE) em função do isolamento social como proteção a transmissão do Novo Coronavírus. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que contou com a participação de 09 professores do ensino fundamental I e II que se dispuseram a responder voluntariamente um questionário estruturado dividido em duas partes: a primeira voltada para obtenção de dados sobre o perfil desses participantes e a segunda com questões sobre os impactos da pandemia em relação a sua prática profissional, processo de escolarização dos seus alunos e saúde mental. Após devolução dos questionários respondidos foi realizada uma leitura inicial de todos e, posteriormente, a análise do discurso, fundamentada na teoria do discurso de Freud e Lacan, destacando as cadeias significantes e os sentidos apresentados pelos próprios sujeitos em relação aos pontos abordados. Foi observado que a idade média dos participantes deste estudo foi de 43,9 anos, em sua maioria do sexo feminino (66,7%). A média de tempo de exercício da atividade de magistério foi de 15,5 anos, sendo que 01 possui doutorado, 01 possui pós-graduação e 07 possuem licenciatura. Em relação aos componentes que lecionavam foram citadas as disciplinas de biologia, matemática, educação física, português, história, arte e filosofia, sendo que alguns dos professores lecionam dois componentes. Nos resultados, a maioria dos professores classificou a volta às aulas presenciais como estressante/muito difícil, destacando que não tiveram apoio institucional para a volta. O desempenho dos alunos está sendo muito baixo, em comparação ao tempo antes da pandemia, apresentando dificuldade em ler, escrever e interpretar textos. Como forma de minimizar os prejuízos observados na aprendizagem dos alunos, apontam que tem recorrido a leituras e formações para implementação de metodologias mais atrativas, como a utilização de recursos tecnológicos. Em relação à percepção acerca da saúde mental dos seus alunos, afirmam que piorou após a pandemia, citando alguns quadros de sofrimento mental, como a depressão, ansiedade e automutilação. Já em relação à própria saúde mental, aqueles que relataram que se sentiam bem e com a saúde mental preservada foram os que respeitavam os seus limites para não se sobrecarregarem, enquanto os que afirmavam estar com a saúde mental comprometida, apontaram fatores como o cansaço, receio dos resultados da pós-pandemia, cobranças, falta de apoio e de materiais didáticos por parte da escola e da secretaria de educação como estressantes.
Descrição: ARAUJO, Lívia Maria Almeida de. Discursos de professores de ensino fundamental sobre o retorno das aulas presenciais após período de ensino remoto. 2023. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33047
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Lívia Maria Almeida de Araújo.pdfTCC - Lívia Maria Almeida de Araújo674.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito79.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.