Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3317
Título: A responsabilidade Pós-Consumo dos Fornecedores no Contexto da Política Nacional de Resíduos Sólidos
Autor(es): Faria, Andréa Guimarães de
Palavras-chave: Direito ambiental
Política Nacional de Resíduos Sólidos
Dano pós-consumo
Data do documento: 2-Abr-2014
Resumo: O presente trabalho acadêmico propõe investigar a possibilidade do consumidor lesado em decorrência de um dano ambiental buscar a reparação valendo-se das ferramentas protetivas oferecidas pelo Código de Defesa do Consumidor em conjunto com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Tal problemática se mostra relevante e atual por revelar-se uma nova alternativa mais eficaz à obtenção de reparação de danos ao consumidor, correspondendo a sua posição de vulnerável na relação de consumo, pois detém o menor poder de atuação e escolha quanto aos produtos lançados no mercado e seu potencial lesivo a si mesmo e ao meio ambiente. Para atingir o fim a que se destina, este estudo vale-se do método observacional e comparativo para buscara integração das disposições contidas no Código de Defesa do Consumidor - CDC e na Política Nacional de Resíduos Sólidos– PNRS por meio do método de interpretação e aplicação de leis chamadode Diálogo de Fontes Normativas, que defende a aplicação simultânea, coerente e coordenada das múltiplas fontes legislativas com campos de aplicação convergentes, mas não iguais, para, no caso em questão, se ajustarem à problemática do pós-consumo, que não foi diretamente tratada pelo CDC. Conclui-se que a correlação das citadas leis e as inovações trazidas pela PNRS, acerca da logística reversa e da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto, interferem na visão que se tinha sobre a relação de consumo, pois a partir daí ela não é mais considerada como encerrada pelo recebimento do produto pelo destinatário final, o que viabilizará a aplicação do CDC no pós-consumo, haja vista a relação de consumo não ter acabado.
Descrição: FARIA, Andréa Guimarães de. A responsabilidade Pós-Consumo dos Fornecedores no Contexto da Política Nacional de Resíduos Sólidos. 2012. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3317
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andréa Guimarães de Faria.pdfAndréa Guimarães de Faria645.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.