Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33378
Título: | O cinema: a arte que possibilita a reflexão filosófica no cenário da educação básica |
Autor(es): | Silva, Gerlane Nascimento da |
Palavras-chave: | Educação Cinema Filosofia Arte |
Data do documento: | 21-Jun-2024 |
Resumo: | O presente artigo denota observações e considerações acerca da utilização do cinema como recurso didático para a reflexão filosófica no cenário da educação básica. A escolha do tema partiu da premissa de ressaltar a importância da reflexão na vida dos indivíduos e ressaltar a sua relevância para a educação, já que ela contribui de forma significante nos processos de ensino-aprendizagem. Busca-se compreender sua importância e demonstrar possibilidades da sua inserção nas aulas de Filosofia, tendo como base a prática realizada no projeto de extensão: Filosofia e Cinema: pensando através da sétima arte, realizado pelo departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), sob coordenação da Profa. Dra. Gilmara Coutinho, a partir da pesquisa bibliográfica de obras e teorias de autores conceituados no assunto, tais como Julio Cabrera. Serão verificados os resultados alcançados com o projeto e as contribuições significativas entre Filosofia e Cinema, bem como podem contribuir para a reflexão filosófica e tornar o processo de ensino-aprendizagem mais leve e dinâmico aliado com a utilização de metodologias ativas, contribuindo com a formação ética e social dos sujeitos. Para refletir a respeito da necessidade da atualização da Filosofia no cenário da educação básica, uma vez que seu modelo tradicional não corresponde mais às exigências de uma época imersa na tecnologia, pretende-se, através do cinema, enquanto metodologia ativa para as aulas de filosofia, oferecendo uma maneira envolvente e visual de explorar conceitos complexos e abstratos, possibilitar uma metodologia mais ativa em que o estudante ganha protagonismo na construção do saber filosófico. Diante disso, destacam-se o papel do Professor e como as práticas pedagógicas adotadas por ele afetam a relação do aluno e sua aprendizagem. Desse modo, amplia-se a discussão sobre as relações entre Filosofia, Cinema e Educação, como a reflexão e autonomia tornam o ensino mais prazeroso, despertando o interesse e a representatividade dos alunos. Portanto, é fundamental que os Professores tenham consciência da sua influência e possam buscar alternativas para um ensino de Filosofia possível de reflexão, buscando adotar práticas que, além de ensinar, os preparem para lidar com a vida de forma mais madura e consciente. |
Descrição: | SILVA, G. N. O cinema: a arte que possibilita a reflexão filosófica no cenário da educação básica. 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33378 |
Aparece nas coleções: | 31 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- DEPÓSITO PDF (biblioteca).pdf | PDF - Gerlane Nascimento da Silva | 1.23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de autorização (tcc).pdf | Termo de depósito | 755.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.