Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33544
Título: Reflexões sobre o desenvolvimento motor e socioemocional dos alunos nas aulas de natação infantil na cidade de Remígio-PB: um relato de experiência
Autor(es): Mouzinho, Thallyta Vytórya Silva
Palavras-chave: Esporte aquático
Desenvolvimento motor
Desenvolvimento socioemocional
Natação infantil
Data do documento: 21-Nov-2024
Resumo: A natação é amplamente reconhecida como um dos esportes mais completos, proporcionando uma variedade de benefícios para o desenvolvimento integral da criança. Nesse contexto, destaca-se como uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento motor e socioemocional. O objetivo deste trabalho é apresentar reflexões baseadas em um relato de experiência sobre a natação infantil, realizado em um estabelecimento na cidade de Remígio-PB, envolvendo crianças de 3 a 12 anos, no que diz a respeito do desenvolvimento motor e socioemocional. O estudo adota uma abordagem quali-quantitativa, utilizando dados descritivos para compreender o perfil dos alunos e as experiências no decorrer da vivência. A vivência foi durante o período de janeiro e abril de 2024, sendo dedicado um período de 16 semanas para observações e intervenções. Durante as aulas, foram realizadas atividades específicas no ambiente aquático, através de metodologias lúdica, progressiva e global, que contribuíram tanto para o desenvolvimento motor quanto para o desenvolvimento socioemocional das crianças. Observou-se que, além de aprenderem a nadar, as crianças desenvolveram competências essenciais para seu crescimento. Assim, a prática da natação demonstrou ser uma aliada eficaz na superação de medos, no enfrentamento de desafios, no aumento da autoconfiança e das interações sociais. O estudo conclui que a natação é uma ferramenta eficaz no desenvolvimento integral das crianças, promovendo não apenas habilidades físicas, mas também competências socioemocionais essenciais para sua formação.
Descrição: MOUZINHO, Thallyta Vytórya Silva. Reflexões sobre o desenvolvimento motor e socioemocional dos alunos nas aulas de natação infantil na cidade de Remígio-PB. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33544
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Thallyta Vytórya Silva Mouzinho-.pdfTCC - Thallyta Vytórya Silva Mouzinho1.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito - .pdfTermo de depósito214.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.