Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33677
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barros, Adélia Maria de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-11T19:57:04Z | - |
dc.date.available | 2025-03-11T19:57:04Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33677 | - |
dc.description | BARROS, A. M. O. As contribuições do Pibid para a minha formação docente: um relato de experiência. 2024. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata-se de um relato de experiência cujo objeto de estudo é analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), para a formação docente, a partir dos momentos vivenciados como bolsista de iniciação à docência no curso de Pedagogia do Departamento de Educação, Campus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A experiência relatada foi vivenciada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Ernesto (EMEF Carlos Ernesto), situada na cidade de Queimadas/PB. As vivências no programa foram fundamentais para a construção de saberes que permeiam o fazer docente, pois, oportunizaram o diálogo entre teoria e prática, a partir da inserção no cotidiano da escola e da interação na sala de aula com a professora da turma e alunos/as. Contribuiu ainda, para aproximação entre a escola de educação básica e a universidade, e vice-versa, possibilitando uma maior compreensão das práticas pedagógicas. O referencial teórico utilizado incluiu autores como André (2012), que discute a importância das políticas de formação docente, e Silveira (2015), que trata da cultura do trabalho docente e da integração entre teoria e prática. Além disso, Freire (1996) que ofereceu subsídios importantes ao enfatizar a necessidade da prática pedagógica crítica e transformadora. Como principais resultados destacamos: as observações e intervenções pedagógicas realizadas no cotidiano escolar, foi possível integrar os conhecimentos teóricos adquiridos durante a graduação com a realidade prática da sala de aula, proporcionando uma formação mais sólida e significativa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Elizabete Carlos do Vale | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Relato de experiência | pt_BR |
dc.title | As contribuições do Pibid para a minha formação docente: um relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Adélia Maria de Oliveira Barros.pdf | TCC - Adélia Maria de Oliveira Barros.pdf | 940.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito.pdf | 111.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.