Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33677
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarros, Adélia Maria de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-03-11T19:57:04Z-
dc.date.available2025-03-11T19:57:04Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33677-
dc.descriptionBARROS, A. M. O. As contribuições do Pibid para a minha formação docente: um relato de experiência. 2024. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata-se de um relato de experiência cujo objeto de estudo é analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), para a formação docente, a partir dos momentos vivenciados como bolsista de iniciação à docência no curso de Pedagogia do Departamento de Educação, Campus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A experiência relatada foi vivenciada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Ernesto (EMEF Carlos Ernesto), situada na cidade de Queimadas/PB. As vivências no programa foram fundamentais para a construção de saberes que permeiam o fazer docente, pois, oportunizaram o diálogo entre teoria e prática, a partir da inserção no cotidiano da escola e da interação na sala de aula com a professora da turma e alunos/as. Contribuiu ainda, para aproximação entre a escola de educação básica e a universidade, e vice-versa, possibilitando uma maior compreensão das práticas pedagógicas. O referencial teórico utilizado incluiu autores como André (2012), que discute a importância das políticas de formação docente, e Silveira (2015), que trata da cultura do trabalho docente e da integração entre teoria e prática. Além disso, Freire (1996) que ofereceu subsídios importantes ao enfatizar a necessidade da prática pedagógica crítica e transformadora. Como principais resultados destacamos: as observações e intervenções pedagógicas realizadas no cotidiano escolar, foi possível integrar os conhecimentos teóricos adquiridos durante a graduação com a realidade prática da sala de aula, proporcionando uma formação mais sólida e significativa.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Elizabete Carlos do Valept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBIDpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.titleAs contribuições do Pibid para a minha formação docente: um relato de experiênciapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Adélia Maria de Oliveira Barros.pdfTCC - Adélia Maria de Oliveira Barros.pdf940.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf111.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.