Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33677
Título: | As contribuições do Pibid para a minha formação docente: um relato de experiência |
Autor(es): | Barros, Adélia Maria de Oliveira |
Palavras-chave: | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID Formação docente Relato de experiência |
Data do documento: | 21-Nov-2024 |
Resumo: | O presente trabalho trata-se de um relato de experiência cujo objeto de estudo é analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), para a formação docente, a partir dos momentos vivenciados como bolsista de iniciação à docência no curso de Pedagogia do Departamento de Educação, Campus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A experiência relatada foi vivenciada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Ernesto (EMEF Carlos Ernesto), situada na cidade de Queimadas/PB. As vivências no programa foram fundamentais para a construção de saberes que permeiam o fazer docente, pois, oportunizaram o diálogo entre teoria e prática, a partir da inserção no cotidiano da escola e da interação na sala de aula com a professora da turma e alunos/as. Contribuiu ainda, para aproximação entre a escola de educação básica e a universidade, e vice-versa, possibilitando uma maior compreensão das práticas pedagógicas. O referencial teórico utilizado incluiu autores como André (2012), que discute a importância das políticas de formação docente, e Silveira (2015), que trata da cultura do trabalho docente e da integração entre teoria e prática. Além disso, Freire (1996) que ofereceu subsídios importantes ao enfatizar a necessidade da prática pedagógica crítica e transformadora. Como principais resultados destacamos: as observações e intervenções pedagógicas realizadas no cotidiano escolar, foi possível integrar os conhecimentos teóricos adquiridos durante a graduação com a realidade prática da sala de aula, proporcionando uma formação mais sólida e significativa. |
Descrição: | BARROS, A. M. O. As contribuições do Pibid para a minha formação docente: um relato de experiência. 2024. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33677 |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Adélia Maria de Oliveira Barros.pdf | TCC - Adélia Maria de Oliveira Barros.pdf | 940.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito.pdf | 111.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.