Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33749
Título: Poder judiciário X forças armadas: sinergia política ou tutela militar
Autor(es): Matias, Pedro Marcos Gomes
Palavras-chave: Forças Armadas
Armed Forces
Tutela Militar
Data do documento: 2-Ago-2022
Resumo: A partir da análise da relação estabelecida entre o Poder Judiciário e as Forças Armadas, adentrando no recorte histórico da redemocratização do país até os dias atuais, objetiva-se analisar como as Forças Armadas atuam visando tutelar o Poder Judiciário, ou se ambas as instituições caminham em sinergia política. Dessa maneira, tomando como marco teórico as perspectivas trazidas em diferentes campos da ciência, como a Antropologia, Ciência Política, Direito e História e a investigação do método hipotético-dedutivo com uma abordagem qualitativa que possui um objetivo descritivo foi possível realizar o presente estudo. Após uma contextualização de fatos históricos e observação do andamento dessas instituições na atual vida político-administrativa do Brasil, concluiu-se que os militares interferem no andamento dos Poderes constituídos da República, apontando-se a efetiva necessidade de se construir mecanismos constitucionais e democráticos de controle civil-político das Forças Armadas.
Descrição: MATIAS, Pedro Marcos Gomes. Poder Judiciário x Forças Armadas: sinergia política ou tutela militar. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33749
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Pedro Marcos Gomes Matias.pdfTCC - Pedro Marcos Gomes Matias.pdf393.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf213.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.