Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33767
Título: Uso de gamificação para treinamento em administração: uma revisão sistemática da literatura
Autor(es): Viana, José Victor Pereira
Palavras-chave: Gamificação
Treinamento
Administrador
Data do documento: 21-Nov-2024
Resumo: A gamificação tem se destacado como uma estratégia eficaz na aprendizagem e no desenvolvimento profissional, ao incorporar elementos de jogos, como competição, desafios e recompensas, em contextos não lúdicos. Utilizando princípios psicológicos e de design instrucional, ela engaja e motiva os participantes, transformando ambientes de ensino e treinamento em experiências mais dinâmicas e estimulantes.Nesse contexto, essa pesquisa teve como objetivo analisar os impactos do uso da gamificação no treinamento do administrador, tanto em um contexto educacional, quanto em um contexto profissional. Os estudos analisados demonstram que ela pode aumentar a retenção de informações , além de melhorar a performance e a motivação dos participantes. Ao criar ambientes colaborativos e competitivos, a gamificação contribui para a satisfação e o aprendizado contínuo. No entanto, sua eficácia depende da adaptação cuidadosa aos perfis e estilos de aprendizagem dos participantes. A personalização dos elementos gamificados é essencial para maximizar os benefícios, mas exige planejamento para evitar frustrações.Por fim, a gamificação se destaca como uma ferramenta valiosa para o treinamento de administradores, preparando-os para os desafios do mercado. Portanto, recomenda-se que organizações e instituições de ensino implementem estratégias gamificadas em seus programas de treinamento, visando o desenvolvimento de profissionais mais engajados, motivados e capacitados.A adaptação cuidadosa da gamificação ao contexto e às necessidades dos participantes pode otimizar seu impacto, tornando o processo de aprendizagem mais eficaz e satisfatório.
Descrição: VIANA, José Victor Pereira. Uso de gamificação para treinamento em administração: uma revisão integrativa da literatura. 2024. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33767
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - José Victor.pdfTCC - José Victor Pereira Viana603.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito157.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.