Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33803
Título: | O uso de ferramentas digitais em contexto acadêmico: um estudo da percepção dos graduandos em letras português |
Autor(es): | Alves Júnior, José Josival da Silva |
Palavras-chave: | Letramento digital Ferramentas digitais Formação acadêmica |
Data do documento: | 22-Nov-2024 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo geral compreender a percepção dos graduandos em Letras Português da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus VI, sobre o uso de ferramentas digitais na realização de trabalhos acadêmicos. Para tanto, foram definidos dois objetivos específicos: (i) identificar as principais ferramentas digitais utilizadas pelos estudantes e suas funcionalidades no desenvolvimento das atividades acadêmicas; e (ii) investigar os desafios enfrentados e a importância do uso das tecnologias em contexto universitário. Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, cujos objetivos são de cunho exploratório. Para tanto, foi aplicado um questionário via Google Forms, com 54 alunos concluintes da graduação em Letras Português, que já completaram mais de 80% da carga horária do curso e que, em 2024, participarão do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Em seguida, após a geração dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2020) para categorização, tratamento e análise dos dados. O referencial teórico ancora-se nas reflexões sobre Letramento Digital e os usos de ferramentas digitais e apoia-se em autores, tais como: Ribeiro (2009; 2014), Soares (2004), Rojo (2009), Rojo e Moura (2012), Coscarelli e Ribeiro (2014), Zacharias (2016), dentre outros estudiosos que abordam essa temática. Desse modo, a partir das análises realizadas, os resultados revelaram que, de modo geral, a ferramenta mais utilizada na universidade pelos alunos foram os processadores de textos (Google Docs, Microsoft Word), com 53,3%. Já para elaboração de apresentações/seminários, a preferência foi por plataformas intuitivas como o Canva, com 53,3% de adesão e o PowerPoint com 30%, ficando, portanto, as apresentações do Google em última posição com 16,7%. Além disso, percebeu-se que a percepção dos estudantes sobre a leitura de textos acadêmicos fazendo uso de tecnologia se configurou como “neutra” (33,3%) em sua maioria, o que espelha incertezas sobre os efeitos da qualidade da leitura digital. Em relação aos desafios no uso das tecnologias ao longo do curso, os discentes apontaram algumas dificuldades, a saber: a) no período da pandemia da Covid-19; b) com a utilização de algumas ferramentas e plataformas; c) relacionadas às normas de formatação de textos acadêmicos; d) falta de prática e recursos. Por outro lado, acerca da importância das tecnologias, os estudantes destacaram: a) a facilitação e a praticidade na interação e acesso à informação; b) o uso das tecnologias como essencial para a realização de suas atividades; c) a necessidade de atualização das tendências das novas ferramentas tecnológicas; e, por último, d) a contribuição das tecnologias para a qualidade dos trabalhos acadêmicos e no processo de ensino-aprendizagem. Esses resultados apontam para a relevância do letramento digital entre os graduandos, evidenciando a necessidade de uma formação acadêmica que inclua competências digitais no currículo e a oferta de oficinas que tratem a respeito das tecnologias nas práticas de estudo e pesquisa em contexto acadêmico. |
Descrição: | ALVES JUNIOR, Jose Josival da Silva. O uso de ferramentas digitais em contexto acadêmico: um estudo da percepção dos graduandos em letras português. 2024. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33803 |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 121.19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Jose Josival da Silva Alves Junior.pdf | PDF - Jose Josival da Silva Alves Junior | 812.18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.