Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33865
Título: | A visão dos profissionais de educação física com relação ao processo de ambientação aquática durante as aulas de natação infantil |
Autor(es): | Dias, Ana Clarisse de Sousa |
Palavras-chave: | Ambientação aquática Natação infantil Técnicas de nado Aprendizagem da natação |
Data do documento: | 22-Nov-2024 |
Resumo: | A ambientação aquática desempenha um papel crucial na introdução das crianças ao meio líquido, sendo essencial para a segurança e o desenvolvimento das habilidades necessárias para a natação. Esse processo não só visa ensinar técnicas de nado, mas também promover confiança na água e proporcionar uma experiência positiva e educativa. Diante disso, este estudo teve como objetivo descrever como o processo de ambientação aquática para a aprendizagem da natação tem sido trabalhado pelos profissionais da área, atuantes na cidade de Campina Grande- PB. A metodologia adotada para a pesquisa é a amostragem em "bola de neve", um método especialmente útil para pesquisar grupos específicos e difíceis de serem acessados, como os profissionais da área em questão. Além disso, os resultados desta pesquisa apontam, com base em 100% das opiniões dos profissionais, que a ambientação aquática é uma etapa crítica no processo de ensino da natação, com uma forte ênfase na criação de um ambiente seguro e confiável. As preferências dos profissionais em Campina Grande refletem uma abordagem equilibrada que valoriza tanto os aspectos lúdicos quanto as formas de apoio na aprendizagem aquática com 50% de preferência para cada um. Também, com relação ao tempo necessário para a ambientação, as opiniões dos profissionais variam, com 40% acreditando que o processo leva meses, 40% estimando algumas semanas e 20% considerando uma ou duas semanas. Essa variação destaca a influência de fatores individuais no ritmo de adaptação. |
Descrição: | DIAS, Ana. A visão dos profissionais de educação física com relação ao processo de ambientação aquática durante as aulas de natação infantil. 2025. 18 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Bacharelado) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33865 |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Ana Clarisse de Sousa Dias | TCC - Ana Clarisse de Sousa Dias | 1.64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 5.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.