Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33865
Título: A visão dos profissionais de educação física com relação ao processo de ambientação aquática durante as aulas de natação infantil
Autor(es): Dias, Ana Clarisse de Sousa
Palavras-chave: Ambientação aquática
Natação infantil
Técnicas de nado
Aprendizagem da natação
Data do documento: 22-Nov-2024
Resumo: A ambientação aquática desempenha um papel crucial na introdução das crianças ao meio líquido, sendo essencial para a segurança e o desenvolvimento das habilidades necessárias para a natação. Esse processo não só visa ensinar técnicas de nado, mas também promover confiança na água e proporcionar uma experiência positiva e educativa. Diante disso, este estudo teve como objetivo descrever como o processo de ambientação aquática para a aprendizagem da natação tem sido trabalhado pelos profissionais da área, atuantes na cidade de Campina Grande- PB. A metodologia adotada para a pesquisa é a amostragem em "bola de neve", um método especialmente útil para pesquisar grupos específicos e difíceis de serem acessados, como os profissionais da área em questão. Além disso, os resultados desta pesquisa apontam, com base em 100% das opiniões dos profissionais, que a ambientação aquática é uma etapa crítica no processo de ensino da natação, com uma forte ênfase na criação de um ambiente seguro e confiável. As preferências dos profissionais em Campina Grande refletem uma abordagem equilibrada que valoriza tanto os aspectos lúdicos quanto as formas de apoio na aprendizagem aquática com 50% de preferência para cada um. Também, com relação ao tempo necessário para a ambientação, as opiniões dos profissionais variam, com 40% acreditando que o processo leva meses, 40% estimando algumas semanas e 20% considerando uma ou duas semanas. Essa variação destaca a influência de fatores individuais no ritmo de adaptação.
Descrição: DIAS, Ana. A visão dos profissionais de educação física com relação ao processo de ambientação aquática durante as aulas de natação infantil. 2025. 18 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Bacharelado) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33865
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ana Clarisse de Sousa DiasTCC - Ana Clarisse de Sousa Dias1.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito5.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.