Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33883
Título: A utilização de elementos multissemióticos nos textos motivadores da redação do ENEM: uma análise histórico-comparativa nos anos de1998 e de 2017
Autor(es): Medeiros, Ariane Vitória Paulino de
Palavras-chave: Leitura
Multiletramento
Multimodalidade
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
Data do documento: 19-Nov-2024
Resumo: O presente trabalho analisa a utilização de elementos multissemióticos nos textos motivadores da Redação do ENEM nos anos de 1998 e de 2017. Quanto aos objetivos específicos, a presente pesquisa busca comparar as competências entre as propostas da redação do ENEM de 1998 (ano de criação do exame e suas competências) e do ENEM de 2017 (ano em que tais competências foram reformuladas) e suas influências nas condições de produção (Marcuschi, 2008) promovidas pelos textos motivadores para a produção textual escrita (redação). Além disso, observou-se a configuração de recursos multissemióticos na composição dos textos motivadores do ENEM dos anos de 1998 e 2017, quanto às metafunções ideacional, interpessoal e textual presentes em tais textos (Halliday, 1994). Metodologicamente, é um trabalho de cunho exploratório, qualitativo e documental (Gil, 2008), em que são discutidos, do ponto de vista teórico, os conceitos de letramentos, multimodalidade/multissemiose, bem como os direcionamentos apontados pela BNCC (Brasil, 2018) para o trabalho com tais fenômenos relacionados à leitura, tendo em vista que os elementos multissemióticos exigem uma habilidade de leitura mais proficiente para serem devidamente compreendidos (Paiva, 2019). Os resultados apontam para um ensino de Língua Portuguesa que contemple os gêneros textuais multimodais/multissemióticos cada vez mais presentes no cotidiano dos nossos alunos, a exemplo dos textos motivadores da redação do Enem.
Descrição: MEDEIROS, A. V. P. de. A utilização de elementos multissemióticos nos textos motivadores da redação do ENEM: uma análise histórico-comparativa dos anos de 1998 e de 2017. 2024. 30p. Trabalho de Conclusão de Cursos (Graduação em Letras Português), - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33883
Aparece nas coleções:2383 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ARIANE MODIFICADO V.F.pdfTCC ARIANE MODIFICADO V.F.pdf781.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC-O-24.2-ARIANE-TERMODEPOSITO_assinado_28329_assinado (2).pdfTCC-O-24.2-ARIANE-TERMODEPOSITO_assinado_28329_assinado (2).pdf234.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.