Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33893
Título: | Predação animal: desenvolvimento do jogo educacional complexo para promoção da aprendizagem de conteúdos relativos à biodiversidade e cadeia alimentar |
Autor(es): | Sales, Rayane Kelly Garcia |
Palavras-chave: | biodiversidade jogo educacional modelo de reconstrução educacional |
Data do documento: | 19-Nov-2024 |
Resumo: | O Modelo de Reconstrução Educacional (MRE), proposto para o ensino de ciências, reúne pressupostos comensuráveis de três grandes teorias (construtivista; tradição alemã “Bildung and Didaktik”; “Design Research”), a fim de equilibrar a relevância dos conhecimentos científicos com os conhecimentos pré-instrucionais discentes ao se desenvolver uma solução/inovação educacional. Esta é uma pesquisa de desenvolvimento de um Jogo Educacional Complexo (JEC) a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos do MRE. O percurso se deu a partir de pesquisas prévias que tiveram o MRE como norteador para estabelecer concepções próximas e distantes de discentes em relação ao conhecimento científico de referência em relação à Biodiversidade e à Cadeia alimentar. A pesquisa foi dividida em: 1) Análise do Quadro de Potencialidades Pedagógicas; 2) Seleção de Orientações Educacionais; 3) Definição de objetivos educacionais (conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais); 4) Prototipagem; 5) Avaliação. Os objetivos educacionais foram relacionados intrinsecamente com os do jogo durante a prototipagem, quando também foram definidos: público-alvo (Ensino Médio); faixa etária (a partir de 13 anos); grau de complexidade (médio) e mecânicas (jogo de tabuleiro de controle de área). A fase de avaliação para desenvolvimento e balanceamento consistiu em testes para identificar problemas e potencialidades educacionais, bem como a análise da relação entre o lúdico e o educacional, em busca do aperfeiçoamento do jogo, realizados com docentes em formação inicial. As evidências, além de indicarem necessidade de melhorias no design e na mecânica, indicam potencialidades relacionadas às seis habilidades cognitivas: lembrar, compreender, aplicar, avaliar, analisar e criar, tais como, lembrar que a espécie humana é um componente importante na biodiversidade; avaliar a interdependência dos seres vivos presentes na cadeia alimentar; e criar normas e valores de respeito acerca de interações entre as espécies. |
Descrição: | SALES, Rayane Kelly Garcia. Predação animal: desenvolvimento do jogo educacional complexo para promoção da aprendizagem de conteúdos relativos à biodiversidade e cadeia alimentar. 2025. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33893 |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Rayane Kelly Garcia Sales | TCC - Rayane Kelly Garcia Sales | 2.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 212.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.