Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33894
Título: Será que é verdade? reflexões sobre a aplicação de uma sequência didática sobre répteis no ensino médio
Autor(es): Silva, João Pedro de Oliveira
Palavras-chave: Sequência didática
Pesquisa baseada em design
Modelo de reconstrução educacional
Ensino de répteis
Data do documento: 19-Nov-2024
Resumo: Embora muitos estudos indiquem que o uso de sequências didáticas é eficaz no processo de ensino e aprendizagem, é fundamental que elas sejam produzidas com base em um referencial que permita superar as lacunas relacionadas aos conteúdos ensinados. O presente estudo teve como objetivo aplicar uma sequência didática elaborada com base em um referencial teórico que promove a conexão entre o conhecimento prévio dos estudantes e o conteúdo científico. Para isso, foi desenvolvida uma sequência didática (SD) sobre répteis, buscando investigar as concepções dos discentes acerca desse grupo. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa. A SD foi elaborada com base no referencial teórico e metodológico do Modelo de Reconstrução Educacional (MRE), visando promover a aprendizagem significativa no ensino de ciências. O público-alvo da pesquisa foi composto por estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola Cidadã Integral Dom Adauto, situada na cidade de Juarez Távora, PB. A intervenção consistiu em quatro encontros presenciais, acompanhados da aplicação de quatro questionários, com o objetivo de coletar dados sobre as concepções dos estudantes em relação ao grupo. O estudo adotou a metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), que se estrutura em três etapas principais: (1) Pré-análise, (2) Exploração do material e (3) Tratamento dos dados. A partir dessa análise, foi possível obter categorias e subcategorias que emergiram das respostas dos estudantes. A metodologia adotada possibilitou uma abordagem mais humanizada e ativa, alinhada aos princípios de aprendizagem crítica e contextualizada. A intervenção pedagógica, por meio da sequência didática (SD), revelou-se eficaz para ampliar o repertório dos alunos sobre o tema. O processo também contribuiu para o enriquecimento profissional do pesquisador, evidenciando resultados positivos para ambas as partes.
Descrição: SILVA, João Pedro de Oliveira. Será que é verdade? reflexões sobre a aplicação de uma sequência didática sobre répteis no ensino médio. 2024. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33894
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - João Pedro de Oliveira Silva.pdfTCC - João Pedro de Oliveira Silva.pdf1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito.pdf559.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.