Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34003
Título: | O brincar livre na educação infantil: reflexões a partir da BNCC |
Autor(es): | Pereira, Isabella Daniel |
Palavras-chave: | Brincar livre BNCC Fundamentos da educação Ludicidade |
Data do documento: | 30-Mai-2025 |
Resumo: | A pesquisa tem como objetivo avaliar a relevância do brincar livre na educação Infantil, levando em consideração as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua relação com o desenvolvimento contínuo das crianças. Seguido de tais objetivos específicos que buscam: Entender as diferenças entre o lúdico e a ludicidade no contexto da educação Infantil; Avaliar como o brincar livre é destacado na BNCC e sua articulação com o desenvolvimento infantil; Descrever as distintas possibilidades do brincar livre a partir da perspectiva de pesquisas sobre ludicidade e práticas pedagógicas. Assim sendo, de que forma o brincar livre, conforme descrito pela BNCC, pode auxiliar para o desenvolvimento total das crianças na educação Infantil? O estudo trouxe uma abordagem qualitativa, de parâmetro explicativo, por meio de revisão bibliográfica e documental. A avaliação dos documentos legais em destaque a BNCC e de obras de autores que descrevem essa abordagem. Os autores que embasaram esse estudo foram Froebel (2003), Gil (2002), Gonzaga (2009), Kishimoto (2011), Piaget (2017), garantindo uma percepção ampla e atualizada da temática, compreendendo as conquistas e os conflitos ocorridos no decorrer desses estudos. Assim, revelou que, embora a BNCC compreenda o brincar como elemento chave da educação infantil, não há um destaque claro no conceito de “brincar livre”. As discussões descrevem que é importante repensar o currículo da educação infantil, valorizando práticas pedagógicas que agreguem o brincar livre como cenário importante do processo educativo. Conclui-se que o brincar livre necessita ser mais valorizado nas políticas educacionais, com planejamento apropriado e formação de professores que respeitem o protagonismo infantil. |
Descrição: | PEREIRA, Isabella Daniel. O brincar livre na educação infantil: reflexões a partir da BNCC. 2025. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34003 |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Isabella Daniel Pereira | TCC - Isabella Daniel Pereira | 704.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 263.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.