Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34011
Título: Entre libras e letras: avaliação da escrita em língua portuguesa como L2 para alunos surdos em uma escola do brejo paraibano
Autor(es): Sousa, Josiele Soares de Oliveira
Palavras-chave: Avaliações adaptadas
Escrita
Alunos surdos
Data do documento: 28-Mai-2025
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar a avaliação da escrita em Língua Portuguesa como segunda língua por alunos surdos, conforme proposto no trabalho “Entre Libras e Letras”, realizado em uma escola pública do Brejo Paraibano. Parte-se do entendimento que a Libras é a primeira língua (L1) dessas pessoas, e por isso o ensino do português deve respeitar as diferenças linguísticas e culturais dos surdos. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter descritivo, utilizaram entrevistas semiestruturadas e questionários adaptados, aplicados a uma professora de português e a uma intérprete de Libras. Os resultados mostram que é fundamental a formação continuada de professores e a criação de formas avaliação que respeitem a especificidade lingüísticas dos surdos. Fundamentando nos estudos de Quadros (2004) e Fernandes (2006), o trabalho destaca que avaliações adaptadas contribuem para uma educação bilíngüe de qualidade, pautada na equidade e na inclusão.
Descrição: SOUSA, Josiele Soares de Oliveira. Entre libras e letras: avaliação da escrita em língua portuguesa como L2 para alunos surdos em uma escola do brejo paraibano. 2025. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34011
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Josiele Soares de Oliveira SousaTCC - Josiele Soares de Oliveira Sousa1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito185.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.