Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34062
Título: A prática docente de língua inglesa para estudante com TEA: desafios e representações de uma professora no agreste paraibano
Autor(es): Leite, Maria Cecília Paulino
Palavras-chave: Linguística aplicada
TEA
Ensino médio
Língua inglesa
Data do documento: 27-Mai-2025
Resumo: Este estudo, ancorado na Linguística Aplicada (Pennycook, 2001), analisa, investiga e reflete sobre a prática docente de uma professora de Língua Inglesa da rede estadual da Paraíba diante de situações do ensino de língua inglesa para um estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA), conforme DSM-5 (APA, 2013). Propomos uma discussão que observa questões sobre a formação do professor (Oliveira, 2020; Carvalho, 2019), ainda, a presente investigação embasa-se nas pesquisas das Ciências do Trabalho (Amigues, 2004; Saujat 2004) e nas contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 1999). Esta pesquisa qualitativa adota como instrumento de análise, textos produzidos pela docente em um diário reflexivo, com o objetivo de compreender suas vivências e representações sobre o trabalho, através de um estudo de caso. Os resultados evidenciam que o maior impacto de um processo educacional recai diretamente sobre o professor, que muitas vezes se vê desamparado diante das exigências escolares e da complexidade da prática pedagógica inclusiva. A ausência de formação adequada, a dificuldade em encontrar metodologias eficazes para atender diferentes perfis de aprendizagem e a falta de articulação entre o ensino regular e o atendimento educacional especializado tornam o trabalho docente ainda mais desafiador.
Descrição: LEITE. Maria Cecília Paulino. A prática docente de língua inglesa para estudante com TEA: desafios e representações de uma professora no agreste paraibano. 2025. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34062
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Cecília Paulino LeiteTCC - Maria Cecília Paulino Leite957.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito536.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.