Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3413
Título: O sigilo profissional do advogado à luz das alterações da lei de lavagem de capitais pela lei 12.683/12
Autor(es): Silva, Girlando Pereira da
Palavras-chave: Persecução penal
Lavagem de dinheiro
Data do documento: 11-Abr-2014
Resumo: A operação de lavagem de dinheiro é compreendida como sendo a atividade fim do crime organizado, uma vez que possibilita a validação dos ativos financeiros obtidos de maneira ilícita por meio das mais variadas formas de atividades criminosas. A reinserção de grandes quantias em dinheiro no sistema econômico-financeiro dá-se através de um processo de dissimulação da origem ilícita desses recursos. O delito de lavagem de capitais apresenta como grande característica o seu caráter transnacional, uma vez que não fica adstrito às fronteiras nacionais. Pelo fato de afetar a ordem econômico-financeira de diversos países, a comunidade internacional vem impondo nos últimos anos algumas recomendações a serem seguidas pelos Estados soberanos no combate às organizações criminosas especializadas em lavagem de capitais, o que culminou com a criação da lei 12.683/12, em âmbito nacional. Tal norma já passou a viger sob o olhar de desconfiança de entidades reguladoras de determinadas classes profissionais, em especial a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no que se refere ao dever imposto ao advogado de prestar informações sobre seus clientes a órgãos de fiscalização, como o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF). Nesse contexto, é que passa a ser suscitada a discussão acerca de eventual inconstitucionalidade de determinado dispositivo da lei 12.683/12.
Descrição: SILVA, Girlando Pereira da. O sigilo profissional do advogado à luz das alterações da lei de lavagem de capitais pela lei 12.683/12. 2012. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3413
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Girlando Pereira da Silva.pdfGirlando Pereira da Silva684.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.