Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3418
Título: Normas tributárias indutoras e a efetivação da função social da propriedade: uma análise da progressividade do IPTU como instrumento de ordenação do espaço territorial urbano
Autor(es): Herculano, Thiago Bento Quirino
Palavras-chave: Direito tributário
IPTU progressivo no tempo
Data do documento: 11-Abr-2014
Resumo: O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU) progressivo no tempo é norma tributária indutora que busca promover a adequação dos imóveis urbanos ao princípio da função social da propriedade. Hoje o Brasil é um país urbano e os problemas que as cidades brasileiras vivenciam cada vez mais se avolumam, necessitando o poder público de instrumentos eficientes para melhor regulação do espaço urbano. Estabeleceu-se como objetivos desse estudo: contextualizar os problemas urbanos brasileiros; discutir o direito de propriedade e a exigência de cumprimento de sua função social à luz da Constituição Federal (CF); entender a utilização do IPTU com finalidade extrafiscal, conforme o regramento que lhe conferiu a CF e o Estatuto da Cidade. Para tanto, utilizou-se de levantamento bibliográfico, desenvolvido a partir da coleta e análise de fontes documentais indiretas secundárias – livros, artigos científicos em bases indexadas e vasta documentação oficial (Constituição, Leis e Decretos).
Descrição: HERCULANO, Thiago Bento Quirino. Normas tributárias indutoras e a efetivação da função social da propriedade: uma análise da progressividade do IPTU como instrumento de ordenação do espaço territorial urbano. 2012. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3418
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Herculano Thiago Bento Quirino.pdfHerculano Thiago Bento Quirino540.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.