Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3423
Título: Nulidade das eleições: interpretação do artigo 224 do código eleitoral à luz da jurisprudência
Autor(es): Pessoa, Jully Anne Bezerra
Palavras-chave: Direito eleitoral
Nulidade das eleições
Voto nulo
Data do documento: 11-Abr-2014
Resumo: Vislumbra-se, no cenário atual, a grande quantidade de informações veiculadas geralmente no meio cibernético acerca da possibilidade do voto natinulo, isto é, aquele decorrente da manifestação apolítica do eleitor, ensejar a realização de novo pleito eleitoral. Ocorre, contudo, que, em razão de ser vivenciada uma época digital e globalizada, as referidas notícias são transmitidas para a sociedade sem a existência de uma pesquisa mais criteriosa sobre a matéria, desprovidas, portanto, de respaldo jurídico. Por conta dessa desinformação, milhares de eleitores vão às urnas convictos de que o voto nulo é capaz de ocasionar a realização de novas eleições. A existência dessa situação se dá devido à má interpretação do artigo 224 do Código Eleitoral, dispositivo jurídico incluso no capítulo que disciplina as nulidades da votação. Desse modo, o presente artigo científico explica a mais autorizada interpretação da aludida norma jurídica, com base na Resolução TSE nº 22.992, bem como as consequências advindas, em decorrência dessa interpretação, nas eleições majoritárias e proporcionais. Conclui-se que, em consonância com a interpretação dada ao dispositivo jurídico em epígrafe pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral, os únicos votos capazes de ensejar nova eleição são aqueles anulados pelo judiciário, caso alcancem o percentual de 50% (cinqüenta por cento) mais 1 (um) dos votos válidos.
Descrição: PESSOA, Jully Anne Bezerra. Nulidade das eleições: interpretação do artigo 224 do código eleitoral à luz da jurisprudência. 2012. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3423
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jully Anne Bezerra Pessoa.pdfJully Anne Bezerra Pessoa342.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.