Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3426
Título: A afetividade da lei de alienação parental
Autor(es): Albuquerque, Vanina Santiago de Freitas
Palavras-chave: Direito de família
Alienação parental
Aplicabilidade da lei
Data do documento: 15-Abr-2014
Resumo: O presente artigo visa discorrer acerca da efetividade da Lei de Alienação Parental, que é resultado do litígio judicial em que os pais utilizam seus filhos para se vingar do outro genitor. Um tema novo no Brasil onde os estudos começaram na Europa, através do psiquiatra infantil Richard Gardner em 1985, o qual descreve como um distúrbio onde a criança ou adolescente, cria um sentimento de repúdio a um dos genitores sem nenhuma justificativa. Devido à importância do assunto, serão analisados aspectos como a formação da família, o poder familiar exercido pelos pais, a aplicação da Síndrome da Alienação Parental (SAP) nas crianças ou adolescentes e, principalmente, as sanções que podem ser aplicadas pelo Poder Judiciário, que, se executadas de modo correto podem proteger e impedir que esse problema tão frágil e de difícil conhecimento se multiplique. Enfim, será abordada a carência de profissionais aptos a apurar e certificar a síndrome, assim como a fragilidade do Poder Judiciário diante dessas situações.
Descrição: ALBUQUERQUE, V. S. de. F. A afetividade da lei de alienação parental. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3426
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanina Santiago de Freitas Albuquerque.pdfVanina Santiago de Freitas Albuquerque328.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.